Estudante João Vinicius Borsoli apresenta pesquisa sobre PIBID em evento que reuniu educadores de todo o país
O aluno João Vinicius Borsoli, do curso de Licenciatura em Educação Física, representou a instituição no VII Congresso Nacional de Formação de Professores e XVII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. O estudante apresentou uma comunicação oral sobre sua experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destacando a importância da formação inicial de professores.
Para João, participar do congresso foi uma vivência marcante. "Foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. Estar em um espaço que reúne pesquisadores, docentes e estudantes de várias regiões do país ampliou minha percepção sobre a importância da produção científica e da formação docente comprometida com a transformação social", relata o estudante.
A apresentação abordou o tema "A formação inicial em Educação Física: um relato de experiência no PIBID", resultado direto de sua participação no programa. Segundo João, o envolvimento no PIBID despertou nele o interesse em compreender de maneira mais profunda as práticas pedagógicas vivenciadas no cotidiano escolar e os desafios presentes na formação inicial do professor de Educação Física.
Durante o congresso, João teve contato com pesquisadores e professores de diversas instituições, participando de debates que marcaram sua trajetória acadêmica. Um dos momentos mais significativos foi a mesa-redonda "A Formação de Professores em Tempo de IA: o que se conserva e o que precisa mudar?", que ampliou sua compreensão sobre o papel das tecnologias e inteligências artificiais no processo de ensino e aprendizagem.
"A troca de experiências com pesquisadores e professores de outras instituições contribuiu para o enriquecimento do meu repertório teórico. Aprendi que a pesquisa acadêmica se fortalece quando há diálogo entre diferentes contextos e perspectivas", destaca o estudante.
Com os olhos voltados para o futuro, o estudante pretende continuar unindo prática docente e pesquisa acadêmica. "Assim que concluir a graduação, tenho o objetivo de ingressar em um programa de mestrado, aprofundando meus estudos na área da formação de professores e das práticas pedagógicas em Educação Física", revela.
Um convite à pesquisa
Para os colegas que ainda não tiveram a oportunidade de participar de eventos acadêmicos, João deixa uma mensagem de incentivo: "Participar de eventos acadêmicos amplia horizontes, fortalece o pensamento crítico e contribui significativamente para a construção da identidade profissional. Mesmo que no início pareça desafiador, é essencial buscar orientação de professores e aproveitar as oportunidades oferecidas pela instituição."
Inspirado por Merleau-Ponty, que dizia que "a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo", João acredita que a Educação Física também convida a olhar o corpo e o movimento sob novas perspectivas. "A pesquisa acadêmica revela-se como um caminho que nos permite reaprender, ressignificar e transformar nossa prática, mostrando que ela não é destinada apenas a quem 'já sabe muito', mas a todos que desejam aprender mais e contribuir para uma educação de qualidade."
A participação de João Vinicius Borsoli no congresso reforça o compromisso do curso de Licenciatura em Educação Física com a formação de professores críticos, reflexivos e alinhados às demandas contemporâneas da educação brasileira.
© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.