Facebook Pixel Fallback

Estudante do UNISAGRADO conquista medalha de prata em competição internacional



O estudante do 4° ano de Engenharia Química Caetano Fermino, conquistou medalha de prata na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), evento internacional que desafia participantes de todo o mundo com questões de física, astronomia, interpretação de artigos científicos e matemática avançada.

Para o estudante, essa medalha representa muito mais do que um troféu: é um marco pessoal e acadêmico. “Essa conquista me provou que não há limites para o conhecimento; sempre há possibilidade de expandir as oportunidades.” Caetano acredita que esse reconhecimento internacional mostra que dedicação, curiosidade e esforço vão além do currículo tradicional.

O caminho até a IAAC
Caetano ficou sabendo da competição por meio de divulgação online e enxergou na competição um perfil desafiador: provas que vão além do esperado nos vestibulares, com leitura de artigos científicos, interpretação de tabelas e gráficos complexos, e questões que exigem clareza de raciocínio, fundamentadas em critérios matemáticos e físicos rigorosos.

Apoio e aprendizado
Apesar de participar individualmente da prova, ele não esteve só: "Eu tive o apoio da coordenadora do curso de Engenharia Química, a Prof. Dra. Erika, que me motivou a persistir, me orientou  nas fases mais difíceis e acreditou que era possível competir em alto nível."

Uma das questões mais marcantes que ele enfrentou envolvia um artigo da Nature sobre novos objetos no sistema solar: detecção, características, tabelas, gráficos, leitura cuidadosa e interpretação exigidas  e cálculos complexos. Outro ponto surpreendente para o estudante, foi o formato da competição, que não apresentou respostas únicas; os problemas exigiram reflexão, múltiplas abordagens e até interpretação fotográfica de cometas, além de conhecimento de física teórica aplicada.

Interesse interdisciplinar
Segundo Caetano sua paixão por astronomia e astrofísica se conecta diretamente ao curso de Engenharia Química por meio de parcerias como a que mantém com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele estuda física computacional e física atômica e molecular, áreas que dialogam fortemente com astronomia. Ele lembra de um exemplo: "Resolver questão sobre a “Equação de Friedmann não relativística”, algo que normalmente se espera mais de físicos, mas que professores exigentes do UNISAGRADO disponibilizam, ampliando horizontes além da sala de aula."

Futuro e impacto
Caetano pretende seguir carreira ou estudos na interseção entre química e física, especialmente em pesquisa computacional, astrofísica ou áreas relacionadas, inclusive mantendo contato com pesquisadores internacionais nos EUA e Alemanha. Para ele, eventos assim abrem portas acadêmicas e profissionais, além da alegria de trazer uma conquista também para o UNISAGRADO e para o seu país.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/14202-estudante-do-unisagrado-conquista-medalha-de.html



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

Unisagrado

© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro