Aos 20 anos, Maria Fernanda Lisboa Pagani, estudante do 3º ano de Engenharia Química do UNISAGRADO, realizou um sonho de infância: passar um ano estudando na Alemanha. A oportunidade surgiu por meio do setor de Internacionalização da instituição, que oferece aos estudantes parcerias com universidades estrangeiras e suporte em todo o processo de intercâmbio.
A estudante viveu e estudou na cidade de Deggendorf, na Technische Hochschule Deggendorf (THD), onde mergulhou em um ambiente acadêmico multicultural e desafiador: “Vi a divulgação pelo Instagram do UNISAGRADO e, como sempre sonhei em estudar na Alemanha, me inscrevi. Passei no processo seletivo e, a partir dali, começou uma das maiores experiências da minha vida”, conta.
Vivência acadêmica e profissional
Durante dois semestres, Maria Fernanda cursou disciplinas como Projetos de Ciências e Engenharia e Projetos de Engenharia Industrial, desenvolvendo trabalhos práticos que uniram teoria e aplicação. Entre eles, destaca-se a construção e programação de um braço mecânico controlado por joysticks e um estudo aprofundado sobre os processos produtivos e financeiros da empresa brasileira Bracell.
Além da sala de aula, participou do grupo de teatro da universidade e apresentou uma peça inteiramente em alemão, o que acelerou seu aprendizado do idioma. “Voltei com mais segurança para enfrentar desafios profissionais complexos e com uma comunicação muito mais clara e eficiente, tanto em português quanto em outros idiomas”, afirma.
Desafios que fortalecem
A adaptação cultural exigiu resiliência. Maria Fernanda relata que a personalidade mais reservada dos alemães, as diferenças linguísticas e até o inverno rigoroso, com apenas quatro horas de luz por dia, testaram sua força emocional: “Aprendi que sou eu quem molda minha própria vida. Lá, descobri meu propósito e voltei pronta para construir o meu futuro, tijolo por tijolo.”
Explorando a cultura
Nos momentos de lazer, a estudante aproveitou para viajar por cidades históricas, visitar museus, conhecer eventos tradicionais e conviver com pessoas de diversas nacionalidades. Também descobriu novos sabores, por exemplo, do tradicional Apfel Strudel ao simples rolinho de canela da padaria local e acumulou histórias divertidas, como o dia em que reclamou de um passageiro no metrô e descobriu, minutos depois, que ele também era brasileiro.
Volta ao Brasil
A estudane ressaltou que volto ao Brasil com muitos conhecimentos práticos e teóricos que ainda não possuía: "Aprendi que posso me comunicar com as pessoas em várias línguas e, com isso, acabei aprimorando minha comunicação em português. Tornei-me uma pessoa que conversa com mais clareza, desenvolvi formas mais eficazes de ensinar e explicar conceitos e adquiri habilidades extremamente relevantes para o mercado de trabalho."
O apoio do UNISAGRADO
Maria Fernanda destaca que a experiência ocorreu com o apoio do setor de Internacionalização do UNISAGRADO, que orienta e acompanha os estudantes durante todo o processo, desde a inscrição até o retorno. Ela deixa um recado para quem sonha em viver algo parecido: “Vão e sejam livres! É uma experiência transformadora, que amadurece, amplia horizontes e deixa marcas para a vida inteira.”
Com histórias como a de Maria Fernanda, o UNISAGRADO reforça seu compromisso de formar profissionais preparados para um mundo globalizado, incentivando vivências que unem aprendizado acadêmico, crescimento pessoal e experiências multiculturais.
Intercâmbio Acadêmico
O Prof.Dr. Pedro Henrique Mota de Carvalho, do curso de Relacões internacionaise do setor de Internacionalização explica que por meio de convênios com instituições estrangeiras, o UNISAGRADO oferece a seus estudantes a oportunidade de cursar disciplinas no exterior, aperfeiçoando a formação acadêmica e profissional. As disciplinas podem ser aproveitadas como créditos curriculares ou horas de atividade complementar, além de ampliar o domínio de idiomas.
Em casos de dúvidas entre em contato com o setor de Internaciolização pelo e-mail: internationalization@unisagrado.edu.br. Os atendimentos presenciais podem ser agendados.
© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.