A ação para a redução da geração de resíduos fortalece o compromisso da instituição na educação socioambiental dentro e fora do campus
O Projeto REGER – Redução da Geração de Resíduos nasceu como uma proposta de extensão universitária e tornou-se um Projeto Institucional, reforçando o papel da sustentabilidade na cultura do UNISAGRADO. Criado com o propósito de promover a destinação correta dos resíduos e incentivar sua redução, o projeto também atua como instrumento formativo para a comunidade acadêmica e externa.
Uma das ações centrais do REGER é a capacitação contínua dos colaboradores, professores e estudantes quanto à separação de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Cada setor possui um responsável que acompanha e compartilha as diretrizes da Diretoria de ESG (Environmental, Social and Governance). Essas práticas têm por objetivo tornar o ambiente universitário mais sustentável e inspirar mudanças fora dele.
Educação ambiental acessível
O projeto conta com uma cartilha educativa que aborda, por exemplo, temas como os 8 Rs da sustentabilidade, práticas corretas de reciclagem, além de informações sobre armazenamento e destinação dos resíduos. O material propõe orientar toda a comunidade para o consumo mais consciente e responsável, fortalecendo a atuação ambiental do UNISAGRADO.
Como reforça a diretora de ESG, Prof.ª M.ª Irmã Maria Vilma Ravazzoli, “o Projeto REGER intenta ser uma resposta à chamada de cuidar da Casa Comum”. A fala resgata o pensamento da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, e destaca o compromisso do UNISAGRADO com práticas que integram pessoas e natureza em prol de um futuro sustentável e colaborativo.
Confira a cartilha integra aqui.
© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.