Facebook Pixel Fallback

Cursos de Comunicação do Unisagrado têm 17 trabalhos finalistas no Expocom Sudeste

Os estudantes que foram premiados agora concorrerão na fase nacional do congresso



Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UNISAGRADO disputaram nos dias 30 e 31 de maio, em Barbacena (MG), a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) - Regional Sudeste, promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A premiação foi anunciada em 01/06 e já indicava, pelo número de aceites dos trabalhos do UNISAGRADO - recorde na história de participação dos cursos no Expocom – que 2024 seria um ano de conquistas.

Entre os 17 trabalhos aceitos, quatro foram os vencedores. Os trabalhos podem ser considerados um dos 5 melhores do Brasil em suas categorias e irão representar o Sudeste no Expocom Nacional, em setembro, em Balneário Camboriú.

Confira os premiados do UNISAGRADO:

  • Jornalismo - Reportagem em áudio/radiojornalismo (avulso)

PRODUTO: Entre guerras e culturas: conflitos no Oriente Médio e a presença

árabe no Brasil

ESTUDANTE LÍDER: Alice Mangerona Leão

DISCIPLINA: Laboratório de Radiojornalismo

CURSO: Jornalismo

PROFESSORA ORIENTADORA: Daniela Bochembuzo

  • Jornalismo - Produção em jornalismo de opinião (avulso)

PRODUTO: Resenha: Hiroshima e os limites da humanidade

ESTUDANTE LÍDER: Griselda Luiza Purini

DISCIPLINA: Redação Jornalística

CURSO: Jornalismo

PROFESSORA ORIENTADORA: Daniela Bochembuzo

  • Publicidade e Propaganda - Fotografia publicitária (avulso)

PRODUTO: Conscientização sobre a saúde mental

ESTUDANTE LÍDER: Isadora Gilioli

DISCIPLINA: Introdução à Fotografia

CURSO: Publicidade e Propaganda

PROFESSORA ORIENTADORA: Erica Franzon

  • Produção Transdisciplinar - Empreendedorismo em comunicação

PRODUTO: Origem - O sabor brasileiro

ESTUDANTE LÍDER: Maria Luiza Furlanetto

DISCIPLINA: Princípios de Marketing

CURSO: Publicidade e Propaganda

PROFESSORA ORIENTADORA: Nirave Reigota Caram

Expectativas para a fase nacional

A egressa de Jornalismo, Griselda Luiza Purini, estudante líder do trabalho na categoria “Produção em jornalismo de opinião” comenta sobre sua experiência participando do Expocom, “Foi incrível, o evento teve mais de mil inscritos nesse ano e conheci pessoas de várias regiões com trabalhos muito bons, em diferentes categorias e participei também dos GTs que apresentam trabalhos científicos do evento. Voltei com mais conhecimento sobre Comunicação e preenchida de ideias”. Griselda recebeu o prêmio pelo seu trabalho, Resenha: Hiroshima e os limites da humanidade, “Desde o início do curso ouço coisas especiais sobre o livro Hiroshima do Hersey, que inaugurou o jornalismo literário. Então, pensei que a temática tinha muito do que o jornalismo busca em um fato noticioso, o ineditismo, o interesse social, a relevância e a contemporaneidade. Tudo isso está presente no fato do lançamento de uma bomba nuclear sobre uma população civil, em meio a uma Guerra Mundial. A história ainda era contada sob o olhar dos sobreviventes da tragédia, logo um ano após o ocorrido. Assim, fiz a resenha para motivar que outros leiam essa obra de arte do jornalismo contemporâneo”, ressalta. Para a próxima fase, a estudante de jornalismo diz ter confiança, apesar de ser um desafio concorrer com as outras 4 regiões do país, mas ela finaliza: “Até aqui já valeu muito a pena. Pretendo ir ao evento e aproveitar tudo como fiz dessa vez e se o prêmio vier? Nossa! Melhor ainda”.

Griselda com o prêmio no Expocom

Isadora Gilioli recebeu o prêmio com seu grupo na categoria de Fotografia publicitária, e explica mais sobre seu trabalho: Conscientização sobre a saúde mental. “Retratamos um assunto atual, saúde mental e demos o foco para transtornos mentais como: ansiedade, crises existenciais e confusão que muitos dos jovens passam atualmente. Pensamos nesse cartaz justamente para levantar a conscientização no nosso ambiente acadêmico”. Isadora diz estar ansiosa, mas que ela e suas colegas esperam estar ainda mais preparadas para enfrentar a próxima fase.

Como um conselho para os futuros estudantes que tenham interesse em participar da Expocom, ela orienta “Deem o seu melhor em todos os trabalhos propostos durante os anos de curso que vale a pena. A Expocom amplia a nossa percepção e com toda certeza nos capacita com novas ideias”.

Ainda no curso de Publicidade e Propaganda, na categoria de Empreendedorismo, o grupo de Giovana Yung foi o vitorioso, e ela também relata sua experiência no evento e sobre seu projeto. “Pensamos sobre o projeto durante a aula de Princípios de Marketing da professora Nirave Caram, criamos nossa própria marca, do nome Origens, que era uma linha de bebidas inspiradas em sabores típicos de cada região do Brasil. Quanto a experiência, posso falar que foi muito realizador tanto para mim quanto para meu grupo, ter o reconhecimento sobre o projeto que fizemos foi muito gratificante”.

Isadora e Giovana ao meio e as outras participantes do grupo Beatriz e Maria Luiza

Alice Mangerona Leão foi indicada em 5 categorias e recebeu o prêmio com sua reportagem em áudio: Entre guerras e culturas - conflitos no Oriente Médio e a presença árabe no Brasil. “A minha reportagem tem o objetivo de trazer a visão do povo árabe sobre os conflitos no Oriente Médio, predominantemente Palestina e Israel. Inicialmente a ideia surgiu mais do meu olhar curioso sobre o assunto e das minhas sensações assistindo e lendo as notícias, assim procurei orientação da professora Daniela Bochembuzo, que me ajudou a fazer o recorte do assunto e trazê-lo de forma bem apurada, com boas fontes de entrevista e dados e isso fez toda diferença na elaboração e na edição do conteúdo”. Alice já se sentia confiante com a premiação. “Quando saiu a lista, desde o início eu tive a sensação de que algo bom iria acontecer. Ser indicada, aceita, viajar com o meu grupo de amigas e a minha mãe, fora o apoio que recebi de professores, eu queria muito fazer acontecer. Deu tudo certo”.

Ela também aconselha os estudantes interessados na Expocom, “Não deixe que o processo até chegar no congresso te desanime. Não existe nada mais gratificante que fazer algo por você, para o seu repertório e experiência de vida”.

Alice recebendo o prêmio

O que dizem os orientadores

 Conversamos com as três professoras orientadoras dos quatro trabalhos premiados e perguntamos a elas sobre a importância da ciência para a área da comunicação.

“A pesquisa em Comunicação possibilita a produção de um conhecimento novo e preenche lacunas no conhecimento de determinados campos de estudo na área. Ela contribui para a expansão e o aprofundamento do repertório teórico, possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação de profissionais que podem avaliar e interpretar melhor o seu contexto e cenário profissional que passa por constantes mudanças e inovações”, relata a professora Erica Cristina de Souza Franzon.

 A professora Daniela Bochembuzo também acredita que por meio da investigação da pesquisa o aluno consiga ampliar o olhar sobre diferentes temas, “Por meio da pesquisa o estudante supera o senso comum e constrói um conhecimento genuíno, comprovado e que faça sentido. E, a partir desse novo horizonte, no caso da Expocom, o estudante pode experimentar novas formas de praticar esse conhecimento por meio de mídias e formatos da expressão jornalística, publicitária, audiovisual ou multimídia”, acrescenta.

 Para a professora Nirave Caram, é crucial o papel da pesquisa na área de comunicação, “Por meio do desenvolvimento científico é possível aprimorar as práticas profissionais baseando-se em evidências e informações confiáveis.

Assim, é possível planejar e propor estratégias de comunicação mais assertivas para atingir os objetivos pretendidos e estabelecer maior proximidade com os públicos”, ela finaliza.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13525-cursos-de-comunicacao-do-unisagrado-tem-17-t.html



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro