Facebook Pixel Fallback

Com o tema "Avante! É hora de melhor amar e inovar", UNISAGRADO promove 51ª SECOD

A Semana de Estudos do Corpo Docente visa a formação continuada e contribui para o aprimoramento da atuação dos docentes



Entre os dias 23 de janeiro a 02 de fevereiro, o UNISAGRADO realizou a 51ª SECOD - Semana de Estudos do Corpo Docente, com o tema "Avante! É hora de melhor amar e inovar". O propósito da SECOD é a formação continuada dos professores da Instituição. No evento foram preparados momentos especiais de formação que contribuem para o aprimoramento da atuação docente para procedimentos mais assertivos, melhores práticas pedagógicas e apropriação do uso de novos recursos tecnológicos, tendo em vista a inovação e dinamismo no processo de ensino e aprendizagem.

Também com foco no desenvolvimento e planejamento do semestre letivo, os encontros contaram com momentos de reflexão, palestras e também, capacitações específicas para os docentes. "É na SECOD que alinhamos tudo o que precisa ser solucionado. Nós vemos o que precisa ser investido na formação, diante a avaliação que fazemos no decorrer do ano. Então nós constatamos que os docentes precisam de uma formação numa determinada área, e prepara-se um curso de formação para intervir e aprimorar a atuação docente nesses aspectos. É na SECOD também que a gente compartilha orientações para o decorrer do ano. É um trabalho coletivo que vem sendo feito para aprimorar o que o UNISAGRADO oferece", ressalta Prof.ª Dra. Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro.

A programação deu início na terça-feira (23) com a palestra "AVANTE! É hora de melhor amar e inovar", proferida pela Reitora do UNISAGRADO Prof.ª. Dra. Ir. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, e, em seguida, pelo "Momento da Pastoral", com o coordenador de Pastoral, Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas. Na mesma noite, ocorreu a apresentação da nova Equipe Diretiva, Irmãs da Comunidade do UNISAGRADO, coordenadores e docentes - confira a matéria completa da cerimônia clicando aqui!

Na quarta-feira (24), foi a vez da roda de conversa "World Café: práticas pedagógicas bem-sucedidas", ministrada pela Reitora Prof. Dra. Ir. Irmã Vânia Cristina de Oliveira; pela Pró-Reitora Acadêmica Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques e pela Coordenadora Pedagógica e de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof.ª Dra. Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro.

No dia 31 de janeiro, os docentes participaram da oficina "Lectio Divina: Uma Conversa com Deus" com Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas e Felipe Scola Fróes da Pastoral, na Capela do Bloco G.

Em seguida, os presentes contaram com a palestra "Adaptação de instrumentos de avaliação na perspectiva da inclusão" com a equipe de professores do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão do UNISAGRADO - NAPI. Para a Profª Juliana Mantovani, coordenadora do NAPI, discutir a acessibilidade e inclusão no ensino superior é extremamente importante, pois desperta ações e reflexões mais inclusivas na direção do estudante universitário com deficiência. "Os estudantes são impactados pelo trabalho do professor alinhado a uma perspectiva mais inclusiva, pois nestes espaços há oportunidade de revisar concepções e embasar condutas, desenvolvendo uma prática docente comprometida com o aprendizado de todos os estudantes", destaca Mantovani.

Após a apresentação do NAPI, foi a vez da palestra "Ações da Comissão ATIVA para o ENADE", com os docentes responsáveis pela Comissão Ativa, Prof. Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto, Prof. Dra. Flávia Santos Arielo, Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior e a Prof. Dra. Leila Maria Gumushian Felipini.

Ao final, os docentes prestigiaram a palestra: "Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNISAGRADO: o que é, o que faz, como submeter os projetos e evitar pendências?", com o Coordenador do CEP Prof. Dr. Bruno Martineli e da Vice-Coordenadora do CEP, Prof.ª Dra Márcia Nuevo Gatti.

O Prof. Dr. Bruno Martinelli destaca que um dos objetivos do encontro, foi de acolher os novos professores que chegaram na Instituição e não conhecem toda a estrutura, os componentes e órgãos e sistemas que existem no UNISAGRADO. "Além do mais, é reforçar para os professores que já estão aqui a importância da atualização e da necessidade de que nós temos de iniciar e desenvolver pesquisas no campus. Como também de que o CEP está aberto a todo instante para acompanhar esse processo desde a elaboração do projeto, a questão do acompanhamento para a submissão à Plataforma Brasil, para a aprovação e caso haja pendências, para que nós possamos ajudá-los nessa correção e acompanhar a finalização da pesquisa. Dessa forma, nós conseguimos atingir o maior número de professores que lá estão, na SECOD, participando, e que eles possam também propagar essas informações aos colegas que não puderam participar. Dessa forma, nós conseguimos desenvolver o nosso papel em Pantocepe de ser uma entidade, um órgão consultivo e educativo", conta Martinelli.

No dia seguinte (01), foram ofertados dois treinamentos com plantões presencial e remoto de dúvidas sobre o portal Docente Online. Foram abordados tópicos como plano de ensino, registro de disciplinas no diário eletrônico, lançamento de notas e aplicação das fórmulas para o melhor uso do portal online. Os treinamentos foram ministrados pela Coordenadora Pedagógica e de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof.ª Dra. Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro.

Para finalizar a programação da SECOD, no dia 02 de fevereiro, foi promovido o minicurso: "Novas exigências educacionais e profissão docente" disponibilizado no Connect, ambiente virtual de aprendizagem do UNISAGRADO.

Para a docente dos cursos de Comunicação, Profª Ma. Daniela Pereira Bochembuzo, a 51ª SECOD superou positivamente as suas expectativas. "Me senti muito acolhida pelas atividades propostas pela Reitoria, Pastoral, Coordenadoria Pedagógica e pela Coordenação dos cursos de Comunicação. Tem sido muito positiva a partilha de conhecimentos e experiências com colegas de outros cursos, projetos e programas mantidos pelo UNISAGRADO, bem como as reuniões de planejamento. É muito bom se perceber ouvida e considerada em suas opiniões e apontamentos, bem como notar o cuidado com que as atividades da programação têm sido realizadas para promover nosso bem-estar e aprimoramento, refletindo em aulas mais cuidadosas à comunidade discente. Por conta disso, certamente, inicio o novo ano letivo com mais entusiasmo, leveza e esperança ", finaliza Bochembuzo.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13308-com-o-tema-avante-e-hora-de-melhor-amar-e-in.html
Tags: UNISAGRADO, SECOD, docentes, formação, aprimoramento


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro