Atualmente, se estima que a população de idosos no Brasil tenha sofrido um acréscimo de mais de 10 milhões de pessoas e que essa faixa etária corresponda a cerca de 15% de toda a população do país. Esse processo de envelhecimento populacional ainda está em curso e é esperado que, nos próximos 30 anos, o número de pessoas idosas na população duplique e que essa faixa etária corresponda a mais de um terço da população total em nosso país. Considerando o processo de transição demográfica da população brasileira e as demandas específicas para o atendimento do idoso em programas de saúde, se torna ainda mais imprescindível, que: medidas de promoção de saúde e prevenção de doenças para essa faixa etária, sejam oferecidas a esses indivíduos; e aperfeiçoamento dos futuros profissionais de saúde para o atendimento dessa população. Assim, os objetivos da presente proposta são: aprender e praticar a avaliação multidimensional do idoso e a intervenção multidisciplinar, pautada em exercícios e promoção de saúde, para a população idosa; e oferecer um serviço de atenção ao idoso com enfoque multidisciplinar, com caráter humanizado e que atenda ao modelo biopsicossocial na atenção à saúde e promoção de envelhecimento saudável. O público alvo são: alunos dos cursos de fisioterapia, educação física, enfermagem e psicologia da Unisagrado que atuarão na intervenção multidisciplinar de idosos. Os atendimentos serão direcionados aos alunos da UATI da Unisagrado, que se dirigirem ao serviço, com encaminhamento médico ou por demanda espontânea.
Aprender e praticar a avaliação multidimensional do idoso e a intervenção multidisciplinar, pautada em exercícios e promoção de saúde, para a população idosa.
Oferecer um serviço de atenção ao idoso com enfoque multidisciplinar, com caráter humanizado e que atenda ao modelo biopsicossocial na atenção à saúde e promoção de envelhecimento saudável..
Alunos da UATI da Unisagrado
Os indivíduos da comunidade que desejarem atendimento no projeto deverão entrar em contato com a secretaria da clínica de Fisioterapia da Unisagrado, por meio de telefone ou pessoalmente. O projeto ocorrerá em dois encontros semanais, preferencialmente, às terças e quintas, das 14:00 às 15:40, com duração de 1:40 horas para cada encontro. Durante os encontros, será feito o processo de avaliação biopsicossocial dos idosos e as intervenções clínicas. De acordo com a literatura, a abordagem multidisciplinar para promoção de envelhecimento saudável deve ser pautada em exercícios físicos e orientação e educação dos idosos para hábitos saudáveis.
Data da última atualização: 21/02/2025.*informações sujeitas a alterações