Oito mil visitantes de Bauru e região participam da Feira das Profissões do UNISAGRADO

O evento permitiu aos estudantes conhecerem os cursos e presenciarem demonstrações sobre o dia a dia de cada carreira

O UNISAGRADO realizou nesta quinta-feira (14), a sua tradicional Feira de Profissões, reunindo 8 mil visitantes e 127 escolas de Bauru e Região, trazendo ao câmpus alunos do Ensino Médio, professores de escolas públicas e particulares e demais públicos interessados para uma experiência única de imersão na dinâmica dos cursos e profissões. O evento é um importante espaço para o diálogo entre estudantes e profissionais das mais diversas áreas de atuação.

A Reitora do UNISAGRADO, Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, expressa sua alegria e entusiasmo com mais uma edição da Feira de Profissões. “É uma felicidade muito grande participar deste evento, olhar para a juventude, para a esperança, para o futuro. Olhar para uma gama de possibilidades e sobretudo olhar no rosto de cada um deles e ver que eles realmente estão buscando fazer a escolha certa para a vida, para ser uma pessoa de bem e realizar os seus talentos”, destaca Oliveira. “Fiquei muito feliz de vê-los e recebê-los aqui no câmpus, e sobretudo de ver o desenvolvimentos dos nossos estudantes, dos docentes e colaboradores. Foi lindo demais, só quem passou por aqui sabe a energia boa que teve”, complementa a Reitora.

A Coordenadora da Central de Eventos, Esp. Natalia Soares, conta que o trabalho da organização que precedeu a Feira, ocorreu meses antes do evento, em maio. “Nós começamos a organizar juntamente com a parte administrativa, coordenadores e docentes dos cursos que definiram as propostas do que cada curso iria apresentar. Hoje, conseguimos ver que tudo que foi planejado no papel, nós executamos. Nós atingimos as expectativas, veio o público que estávamos esperando”, afirma Soares.

Para os estudantes que participam do evento, é uma forma de interagir com os cursos oferecidos pelo UNISAGRADO e vivenciar diferentes áreas de estudo. É o que Maria Leticia de Souza, do colégio Tesla pôde vivenciar no dia do evento. A estudante pretende cursar Ciência da Computação, e, vindo ao câmpus pode ter a certeza do curso que deseja. “Eu gostei muito e pude ver na prática o que se aprende no curso, quero muito começar a estudar e participar de tudo isso”, pontua.

Já a estudante Tauana Freitas, do colégio Batista, se interessou pelo curso de História. “Eu já tinha muito interesse pela área e através da dinâmica, dos materiais que estavam expostos do curso, só aumentou meu interesse”, conta.

Inclusão social

A Feira de Profissões também teve um impacto significativo na comunidade. Carla Pires, Terapeuta Ocupacional na Sorri, e seu grupo de 30 usuários, incluindo autistas, deficientes intelectuais, auditivos, físicos e com paralisia cerebral vieram à Feira. Carla ressalta a importância da inclusão e da busca por oportunidades de ensino e educação para esses jovens. “Esta foi a primeira vez que eles participaram do evento, e todos ficaram encantados com a experiência. Nós trabalhamos na Sorri, em um programa de educação e reabilitação profissional, então a gente trabalha com eles para sempre estar empoderando e buscando as oportunidades de ensino e educação. Ficamos sabendo da Feira pelo Instagram, conversamos com os pais e fizemos a inscrição deles, visando sempre a inclusão deles. Nós ficamos encantados com tudo”, afima Pires.

Lislei Goti, que coordena esse projeto de reabilitação profissional na Sorri há seis anos, ressalta o valor que eventos como a Feira de Profissões pode ajudar os jovens a descobrirem suas áreas de interesse e promover sua independência e autonomia. “Sempre é muito bom, todos estavam muito animados, é muito importante participar para ajudar eles a descobrirem o que querem e qual a área de interesse. Nós temos o maior foco na independência e autonomia do usuário, sempre promovendo a emancipação humana, os direitos da pessoa com deficiência e lá no nosso programa a gente preza por isso, para que eles possam escolher, decidir e ir atrás do seu sonho. Planejar isso para o futuro, ter uma carreira e uma profissão”, afirma Goti.

Estudantes e profissionais envolvidos

Isabela Xavier de Aguiar, estudante do segundo ano de Publicidade e Propaganda no UNISAGRADO, desempenhou um papel importante na acolhida dos visitantes da Feira, promovida no bloco A. “É a primeira vez que participo da Feira de Profissões. Foi uma experiência muito gratificante participar da Feira, falei com muitas pessoas, e como a Comunicação faz parte da minha área, deu para praticar bastante”, ressalta.

A colaboradora do setor de Comunicação, Liliam Freitas, também participou da Feira de Profissões pela primeira vez e a descreveu como uma experiência única em sua vida. “Foi algo muito bom para mim, achei bem interessante, é algo que eu nunca tinha vivido. Foi muito gratificante, passaram por aqui muitos vestibulandos, que tiveram a oportunidade de conhecer o UNISAGRADO, inclusive estudantes que são da região. Eles interagiram bastante, elogiaram muito os cursos, é uma experiência única conhecer tudo isso e viver um pouco de cada curso”, pontua Freitas.

A Feira de Profissões do UNISAGRADO 2023 é mais do que um evento, é uma oportunidade para jovens de Bauru e região explorarem suas paixões e buscarem orientação sobre suas futuras carreiras. “Desejo que todas as pessoas que passaram no nosso câmpus possam ter levado um pouquinho do que nós temos de bom, possa retornar para outras experiências e desejo que os estudantes possam decidir por um curso que realmente os faça felizes e podem contar conosco para a realização desse sonho”, finaliza a Reitora.

Confira o álbum completo de fotos clicando aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13088-oito-mil-visitantes-de-bauru-e-regiao-partic.html
Tags: UNISAGRADO, Feira das Profissões, Graduação, Evento, Ensino Superior, Bauru e Região