Evento extensionista apresentou materiais audiovisuais elaborados por estudantes do UNISAGRADO

A Mostra de Produtos Audiovisuais Acessíveis foi promovida por membros do projeto de extensão TraduSC e da Biblioteca Falada da Unesp

Em maio, foi realizada a Mostra de Produtos Audiovisuais Acessíveis com o objetivo de divulgar curtas animados e com audiodescrição produzidos pelos alunos do 3º ano de Letras-Tradutor, membros do projeto de extensão TraduSC e da Biblioteca Falada da Unesp, sob a orientação da Profa. Leila Maria Gumushian Felipini do UNISAGRADO.

O evento foi aberto e gratuito, cujo público-alvo do evento foram pessoas com deficiência visual, estudantes e profissionais que estudam ou trabalham com acessibilidade - mais especificamente, no audiovisual.

Foram apresentados 6 curtas metragem elaborados pelos estudantes de acordo com a proposta da Mostra. Houve também esclarecimentos da Profa. Leila sobre as descrições e, ao final, os trabalhos foram bastante elogiados pelos presentes.

Confira a descrição mais detalhada dos trabalhos apresentados e fotos do evento ao fim da matéria, cuja cobertura foi realizada pelo projeto de extensão “Integra” do UNISAGRADO:

O primeiro curta foi o "Bao" da Pixar, introduzido pela Milena do projeto de extensão audiovisual. O curta em questão se trata de uma animação chinesa que conta a história de uma dona de casa que, cozinhando, um de seus bolinhos cria pernas e feições, passando a criá-lo como filho. A história problematiza a maternidade superprotetora e seus riscos. A animação foi descrita pela aluna Roberta.

O segundo curta  foi "Escolhas", apresentado pelos alunos João Victor, Letícia e Geovana, também do curso de letras. A história problematiza a forma como nos intoxicamos com a rotina que nos cerca, e muitas vezes deixamos nossa imaginação e afeto de lado. A animação foi descrita pela aluna Geovana.

Em seguida, "Parcialmente Nublado" da Pixar foi introduzido pelos alunos Milena, Paloma, Juliana e Mariellen. A história conta o cotidiano das cegonhas que devem entregar os bebês às suas respectivas famílias, e de Gus, uma nuvem cinzenta. A mensagem principal diz a respeito da amizade entre a cegonha e a nuvem, que se entender e se auxiliam independente de suas diferenças. A animação foi descrita pela aluna Mariellen.

Já o quarto curta foi "Fitas" da Disney, apresentado pelos alunos Marcelo, Sofia, Brenda e Abner. A história aborda sobre o autismo de maneira sensível, onde duas crianças em uma canoa de acampamento se veem à deriva em um lago, e graças ao respeito, companheirismo e amizade, conseguem se colocar um no lugar do outro e constroem uma relação saudável. A animação foi descrita pelo aluno Marcelo.

O quinto curta, "Segredos Mágicos" da Pixar, foi introduzido pelos alunos José Victor, Gabriela, Viviana e Maria Eduarda. A história conta sobre Greg, um homem ruivo que tem medo de contar aos pais que é homossexual. A mensagem principal problematiza o fato de alguém precisar se "mascarar" para se encaixar nas expectativas de outras pessoas, incentivando a liberdade, respeito e acolhimento. A animação foi descrita pela aluna Gabriela.

Por fim, o último curta apresentado foi "Windup", pelos alunos Maria Fernanda e João Pedro. A mensagem principal conta sobre a natureza frágil da vida, o amor e o que significa nunca desistir através da história de um pai e uma filha doente que criam um vínculo especial graças ao poder de cura da música. A animação foi descrita pela aluna Maria Fernanda.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13030-evento-extensionista-apresentou-materiais-au.html
Tags: UNISAGRADO, Mostra, Produtos Audiovisuais, Acessíveis, Letras, Tradutor