Facebook Pixel Fallback

Estudantes dos Cursos de Comunicação do UNISAGRADO são finalistas do Prêmio Expocom Sudeste

Ao todo, seis trabalhos e 21 estudantes concorrem a prêmios no maior evento de comunicação da região sudeste do Brasil



Nesta quinta (01) e sexta-feira (02), estudantes dos cursos de Jornalismo, e Publicidade e Propaganda do UNISAGRADO estão em Niterói (RJ) participando do 26º Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste (Intercom). O evento está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, com apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos nos diferentes âmbitos da comunicação. O resultado da premiação ocorre amanhã, sábado, dia 03 de junho.

O UNISAGRADO participa com 06 trabalhos que foram classificados como um dos cinco melhores trabalhos nas categorias: "Ficção em áudio e rádio - audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins"; "Ensaio fotográfico artístico", "Revista-laboratório", "Reportagem em áudio/radiojornalismo", "Produção em fotojornalismo" e "Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio". Os projetos, produzidos por 21 estudantes ao todo, concorrem ao título de melhor trabalho da região sudeste em cada categoria na premiação Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

O estudante de Jornalismo Paulo Roberto Piassi está concorrendo no congresso com três produtos. Os projetos "Especializando-se: uma revista para o público PCD" e "Pelos trilhos do Interior, um radiodocumentário sobre a importância das ferrovias" foram realizados em grupo, e o trabalho "Carros elétricos: o futuro que vem do passado", foi realizado de forma individual a partir de uma prova semestral.

Neste último, Paulo conta que aborda no projeto sobre o contexto histórico do carro elétrico que surgiu na década de 1800, e ficou por um tempo "esquecido", retornando posteriormente por questões políticas. A ideia surgiu após o estudante ter contato com vários materiais jornalísticos que traziam o carro elétrico como "a solução" para a diminuição de gases danosos na atmosfera. E, descobriu que, na realidade, o primeiro carro elétrico foi criado junto com o primeiro carro à combustão. Também, Paulo traz outras fontes que discutem a sustentabilidade deste modelo. "O título do produto remete à uma ideia de algo que "vai e vem" na história da humanidade, e é o ponto forte do meu documentário. Quando o petróleo está bom, a ideia cai, quando as matrizes energéticas estão em alta, ele volta. Então eu trato sobre essa trilha cronológica do carro elétrico", afirma o estudante.

Neste projeto radiofônico, o estudante mescla vários estilos sonoros conhecidos, como por exemplo, a trilha sonora do filme "Carros", da Disney. "Eu trabalho bastante com trilhas musicais para tentar deixar o mais divertido possível. Um dos objetivos era de entreter, gerar um material que vai agregar ao ouvinte e gerar um interesse ao se ouvir", pontua Piassi.

Paulo destaca a importância do apoio de sua orientadora, Profª Ma. Daniela Pereira Bochembuzo e ressalta que participar do Expocom é muito gratificante e uma recompensa pelo esforço e desempenho durante o ciclo de estudos.

Já Beatriz dos Reis Perezi Marçal, estudante de Jornalismo, também está participando do congresso. O projeto submetido foi "Infância corrompida, Ensaio Fotográfico Artístico". "Buscamos retratar detalhes de uma associação de Bauru que abriga crianças e adolescentes que estão para adoção ou reconstrução familiar. Eu e a minha colega queríamos retratar uma temática que não é sempre discutida, mas que é importante. Queríamos destacar a importância da adoção. Nosso objetivo nunca foi mostrar os rostos e identidades das crianças, mas sim, os detalhes da associação escolhida (Associação Flor de Liz) e as atividades realizadas lá", ressalta Beatriz.

A estudante conta que ser selecionada ao prêmio foi uma sensação incrível. "É uma experiência muito boa, ver seu trabalho ser reconhecido. Eu gostei bastante de realizar o projeto e entender a causa. Foi gratificante ser indicada e agora espero que mais pessoas entendam a causa e a importância desta associação", complementa.

O apoio da docente orientadora, Profª Dra. Erica Cristina de Souza Franzon foi um diferencial no desenvolvimento do projeto. "Ela ajudou principalmente a ter uma nova perspectiva na edição das imagens para se tornar algo mais artístico, além de nos encorajar a sair da nossa zona de conforto", pontua.

O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti destaca que a participação dos alunos como finalistas no Expocom é de grande importância, pois se trata do maior prêmio estudantil na área da Comunicação no Brasil. "E é uma premiação que dá destaque a produção prática das disciplinas dos cursos de Comunicação. Esse aspecto ressalta a qualidade do trabalhos desenvolvidos em sala de aula, bem como da produção dos alunos e professores do UNISAGRADO", conta o docente.

Para quem gostaria de participar de eventos como este, Paulo e Beatriz deixam suas dicas. "A dica que eu dou, é sempre tentar. Abraçar as ideias que os docentes propõem. A gente volta com uma carga de conhecimento muito grande. Produzir conteúdos legais em sala de aula e aproveitar todas as oportunidades", diz Paulo. "Também acho importante a gente sempre se inovar. Quem quiser participar, vale a experiência independente de ganhar ou não. Claro, se dediquem, mas independente de tudo, aproveitem o processo!", finaliza Beatriz.

Confira todos os projetos finalistas no Expocom Sudeste

RT 03 Ficção em áudio e rádio - audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série)

PRODUTO: "O enigma do Alaska"
DISCIPLINA: Produção em Mídia Sonora
ESTUDANTES: Franciny Dimampera Yamanoi, Gabriel Paes de Almeida Gomes, Kaique dos Santos Fuzetti, Luís Guilherme Rodrigues Bertozo, Matheus Fiori Gama, Vinícius Georgeti Diegolli.
ORIENTAÇÃO: Profª Daniela Bochembuzo

PT 06 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)

PRODUTO: "Infância corrompida"
DISCIPLINA: Fotojornalismo
ESTUDANTES:  Beatriz Marçal e Nicolle Ferraz
ORIENTAÇÃO: Profª Erica Cristina de Souza Franzon

 JO 04 Revista-laboratório (conjunto/série)

PRODUTO: "Especializando-se: Uma revista para o público PCD"
DISCIPLINA: Laboratório de Jornalismo Impresso
ESTUDANTES: Laura de Lima Campos, Paulo Roberto Piassi, Júlia Ronchi Colonhesi, Nicolle Augustinho Ferraz, Lucas Pereira Leite Nogueira, Andressa Santana Vasconcelos, Vitória Miriã Navarro, Ithalo Ricardo Rodrigues Salgado, Lucas Cauã Tavares de Godoy, Maria Júlia Alves Gomes, Ana Luiza Palma Marques.

ORIENTAÇÃO: Profª Daniela Pereira Bochembuzo

JO 10 Reportagem em áudio/radiojornalismo (avulso)

PRODUTO: "Carros elétricos: o futuro que vem do passado"
DISCIPLINA: Laboratório de Radiojornalismo
ESTUDANTE: Paulo Roberto Piassi
ORIENTAÇÃO: Profª Daniela Bochembuzo

 JO 13 Produção em fotojornalismo (avulso/conjunto ou série)

PRODUTO: "Rose: uma história de esperança"
DISCIPLINA: Fotojornalismo
ESTUDANTES: Ana Paula Batista, Andressa Santana e Larissa Fontanezzi Garla.
ORIENTAÇÃO: Profª Erica Cristina de Souza Franzon

 JO 15 Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio (avulso)

PRODUTO: "Pelos trilhos do Interior, um radiodocumentário sobre a importância das ferrovias"
DISCIPLINA: Laboratório de Radiojornalismo
ESTUDANTES: Ana Luiza Palma Marques, Hellen Regina Strutzel, Maria Júlia Alves Gomes, Nicolle Augustinho Ferraz, Paulo Roberto Piassi, Vitória Miriã Navarro.
ORIENTAÇÃO: Profª Daniela Bochembuzo


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13005-estudantes-dos-cursos-de-comunicacao-do-unis.html
Tags: UNISAGRADO, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Expocom, Prêmio


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro