Jornada Científica de Comunicação Social celebra os 25 anos dos cursos de Comunicação

A VIII edição do evento debateu a importância da pesquisa acadêmica e contou com exposição de trabalhos dos estudantes

No fim de abril, o UNISAGRADO realizou a VIII Jornada Científica de Comunicação Social, iniciando as celebrações dos 25 anos dos cursos de Comunicação da Instituição. A edição especial trouxe destaque para a construção do conhecimento a partir das pesquisas e estudos realizados no decorrer da existência dos cursos e sua produção acadêmica realizada por meio do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade – GPECOM.

O primeiro dia do evento contou com a palestra de abertura: “Pesquisa em Comunicação no UNISAGRADO: 25 anos produzindo conhecimento”, com as egressas Ana Carolina Trindade, Bruna de Mello Franco, Neide Maria Carlos e pela professora Sonia Cabestré.

A mesa foi mediada por Cabestré, que teve importante passagem pelos cursos de Comunicação do UNISAGRADO, fundando o GPECOM – Grupo de Comunicação, Mídia e Sociedade, até hoje em atividade. Na abertura do evento ela relembrou a consolidação dos cursos e a importância das pesquisas desenvolvidas.

Já as egressas compartilharam as experiências na Graduação que contribuíram com a trajetória acadêmica que adotaram. A jornalista Neide Carlos, a publicitária Bruna de Mello Franco e a relações públicas Ana Carolina Trindade contaram como escolheram os temas das pesquisas que desenvolveram na pós-graduação, como obtiveram financiamento para as pesquisas e até experiências no exterior.

Visando incentivar os estudantes que têm interesse e desejam desenvolver projetos de pesquisa, Neide, por exemplo, destacou que existe um leque grande de possibilidades na área da Comunicação. Ana Carolina Trindade apontou que o pesquisador precisa estar antenado às pesquisas desenvolvidas no mundo e atento à realidade brasileira. Já Bruna ressaltou a importância de aproveitar todas as oportunidades que surgem na Graduação, como eventos e atividades de pesquisa e extensão, que fortalecem o currículo e abrem portas para o ingresso na carreira acadêmica. Ela também reforçou que essas mesmas experiências são válidas para o mercado.

No segundo dia de evento foram realizadas as apresentações de trabalhos dos alunos e egressos do UNISAGRADO, que contaram com temas variados na área de Comunicação. Além da promoção do minicurso "Orientação para definição e escolha de Cursos de Pós-Graduação". A professora Sonia Cabestré, mediadora da palestra de abertura, foi quem conduziu a atividade e dividiu com os estudantes pontos importantes, tais como: construir o currículo lattes, pesquisar temas e definir os professores orientadores. Segundo Cabestré, o estudante precisa ter em mente que "uma pesquisa só tem valor se ela modificar ou transformar alguma coisa e trouxer resultados para a sociedade de forma geral", pontuou.

Para o Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UNISAGRADO, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti, eventos como este são fundamentais para despertar o interesse dos graduandos nas investigações sobre Comunicação.

Esta notícia contou com a contribuição dos estudantes de Jornalismo do UNISAGRADO, através da disciplina de Laboratório de Jornalismo Digital.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12967-jornada-cientifica-de-comunicacao-social-cel.html
Tags: UNISAGRADO, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, 25 anos, Evento