UNISAGRADO é selecionado para o Projeto Rondon - Operação Sentinelas Avançadas

Os estudantes de graduação dos cursos elegíveis, interessados em participar, podem se inscrever até o dia 10 de abril

O UNISAGRADO foi aprovado para participar do Projeto Rondon - Operação Sentinelas Avançadas, do Ministério da Defesa, que ocorrerá no mês de julho deste ano, no estado de Rondônia. O Projeto tem por finalidade viabilizar a participação dos estudantes nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, e conta com apoio de ministérios do Governo Federal, governos estaduais e municipais.

A operação contemplará 12 municípios e será realizada no período de 06 a 26 de julho de 2023, sob coordenação da Profª Dra. Nise Ribeiro Marques e vice-coordenação do Profº Dr. Guilherme Ferreira. A participação dos docentes e estudantes é voluntária e os custos com transporte (a partir da cidade de São Paulo), hospedagem e alimentação são subsidiados pelo Ministério da Defesa. Os estudantes de Graduação dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Ciência da Computação, interessados em participar do projeto, podem se inscrever para o processo seletivo - clicando aqui!
Mais informações e pré-requisitos no edital - clique aqui!

Resultado da Seleção de Estudantes 28/04: clique aqui!

Conheça mais sobre o projeto!

O edital foi lançado pelo Ministério da Defesa em dezembro de 2022, aberto para todas as IES públicas e privadas cadastradas no Ministério da Educação (MEC). Dentre os conjuntos disponíveis, o UNISAGRADO foi aprovado no "Conjunto A", que abrange "Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde". O projeto foi elaborado por docentes dos cursos da Área da Saúde: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, e contou ainda com a colaboração do Curso de Ciência da Computação.

A aprovação no edital de âmbito nacional reforça a missão, visão e valores do UNISAGRADO, fortalecendo o trabalho extensionista desenvolvido pela Instituição. É uma forma dos estudantes e docentes terem a oportunidade de conhecer e intervir em comunidades menos assistidas, trabalhar em realidades diferentes e dialogar com estudantes e docentes de outras IES e estados, sendo uma experiência valiosíssima e enriquecedora para o currículo e para a vida de todos os envolvidos.

José Augusto Magalhães, coordenador de Extensão, conta que, para o projeto, a Coordenadoria de Extensão e os docentes envolvidos realizaram o mapeamento e estudo aprofundado da mesorregião contemplada no edital. "Por meio de um trabalho em equipe e multiprofissional a proposta buscou garantir atividades que contemplam as diferentes realidades dos municípios participantes", destaca José Augusto Magalhães, coordenador de Extensão.

A Profª Dra. Nise Ribeiro Marques, coordenadora do projeto no UNISAGRADO ressalta que o objetivo da iniciativa é promover a multiplicação da informação, contribuindo para a transformação social de uma comunidade vulnerável. "Na área da Saúde, temos diversas condições em que apenas o acesso à informação adequada já é um grande diferencial na promoção de saúde e prevenção de doenças. Nesse sentido, ter a possibilidade de participar do Projeto Rondon é uma grande oportunidade para os nossos estudantes, tanto para conhecerem realidades distintas, quanto para praticarem a interdisciplinaridade e a intervenção primária à saúde", pontua.

Ela conta que a expectativa está alta para o início das atividades. "Desde quando fui estudante sempre tive vontade de participar do Projeto Rondon. Agora, como professora, consigo visualizar ainda mais a importância dessa iniciativa! Tenho certeza de que, para nossos estudantes, essa será uma grande oportunidade para aqueles que irão para Rondônia e também para quem fica em Bauru! A troca de experiências muda a realidade da comunidade local e também a visão dos estudantes", finaliza.

Serviço
Estudantes de Graduação dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Ciência da Computação interessados em participar do Projeto Rondon podem se inscrever - clicando aqui!
Mais informações e pré-requisitos no edital - clique aqui!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Extensão: extensao@unisagrado.edu.br  ou (14) 2107-7324, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Resultado da Seleção de Estudantes 28/04
Confira no edital ao lado o resultado dos estudantes classificados: clique aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12907-unisagrado-e-selecionado-para-o-projeto-rond.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Projeto Rondon, Graduação, Processo Seletivo