UNISAGRADO conquista "Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica" no maior Congresso Nacional de IC do país

Dentre os destaques do congresso, o projeto do estudante Matheus Moro foi classificado como um dos dez melhores de sua área

O UNISAGRADO conquistou o “Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica”, no 22° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP), conferido pelo Semesp, que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil. O selo certifica o incentivo da Instituição na participação dos estudantes de Graduação no congresso realizado entre os dias 8 e 11 de novembro de 2022.

O Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Kleber Luiz Nardoto Milaneze conta que por meio do programa de IC do UNISAGRADO, todo ano, é feito o estímulo para que  professores e alunos apresentem suas pesquisas no  CONIC-SEMESP, por ser um evento de referência nacional  e trazer grande visibilidade aos trabalhos desenvolvidos. “Conquistar o selo é muito importante pois reconhece nacionalmente todo engajamento e seriedade que o UNISAGRADO tem em fomentar a ciência de qualidade no nosso País. Fica um sentimento de que a IES está no caminho certo e vem colhendo os frutos de acreditar e incentivar as pesquisas por meio da iniciação científica”, destaca o diretor.

Ele ressalta que, o Programa de Iniciação Científica do UNISAGRADO existe há mais de 20 anos e está em crescimento constante. “Alunos e orientadores desenvolvem em média 200 pesquisas por ano, fruto do constante incentivo oferecido pela Instituição com carga horária de professores, bolsas de pesquisas junto ao CNPq, infraestrutura adequada e comissão de IC”, pontua o diretor.

Premiação

Ao total, 11 projetos foram apresentados no congresso, destes, o projeto “Desenvolvimento de um Jogo Sério para Estimular o Consumo Responsável da Água”, do estudante Matheus Moro Ruiz, sob orientação do Prof. Dr. Élvio Gilberto da Silva foi classificado como um dos dez melhores da área de Ciências Exatas e da Terra.

Matheus Moro Ruiz afirma que o projeto, que ainda está em andamento, é denominado “AquaKids” e foi produzido para desktop.  O jogo é destinado ao público infantil, com o objetivo de conscientizar as crianças da maneira correta de utilizar a água. “A criança vai se divertir jogando e, ao mesmo tempo, aprender. O jogo tem várias etapas, como uma tela de aprendizado e outras partes que são os jogos, como  labirinto, jogo de memória e quiz”, ressalta o estudante.

Ele pontua que, para o desenvolvimento da Iniciação Científica, foi pensado na parte social, considerando que a tecnologia é essencial para o mundo e está em toda parte, atualmente. “E também, a tecnologia precisa ser usada de forma boa para ajudar as pessoas”, destaca.

Sobre a colocação no ranking do congresso, o estudante de Ciência da Computação conta que ficou muito feliz, principalmente por ser a primeira vez que apresentou o trabalho no CONIC-SEMESP. “Agradeço ao meu orientador, Prof. Dr. Élvio, que me ajuda bastante em todos os projetos que faço no UNISAGRADO. E agradeço também ao congresso por essa oportunidade”, finaliza.

Para o orientador do projeto, Prof. Dr. Élvio Gilberto da Silva, conquistar esta posição no ranking de um congresso nacional, proporciona uma emoção muito grande, principalmente por terem concorrido com diversos trabalhos de todas as regiões do país. “É um sentimento de muita gratidão. Este congresso é muito importante pois é onde os estudantes podem mostrar as suas pesquisas concluídas ou em andamento. É um evento muito significativo e que dá a oportunidade para os estudantes exporem suas pesquisas em todas as áreas do conhecimento”, pontua o docente.

Élvio também agradece a todos que contribuíram para este resultado de sucesso. “Agradeço inicialmente ao empenho do meu orientando, Matheus, pois quando fiz o convite a ele para participarmos do congresso, ele aceitou de primeira, sendo sempre muito empolgado e muito proativo. Agradeço também ao UNISAGRADO por todo apoio e ao setor de Pesquisa que está sempre incentivando e orientando em tudo que precisamos”, conclui.

Projetos de Iniciação Científica apresentados no 22° CONIC-SEMESP

Caracterização e estudo da viabilidade técnica do uso de resíduos orgânicos secos oriundos de fontes diversas como adubo
Aluna do curso de Engenharia Química: Esther Oliari Selani
Orientador: Beatriz de Souza Antoniassi Tavares

Indicadores de sustentabilidade para uma instituição de ensino superior: avaliação de desempenho
Aluna do curso de Engenharia Química: Julia Meneghetti Savio
Orientador: Beatriz de Souza Antoniassi Tavares

Análise dos óleos essenciais em amostras de mate tostado comercial e em seus resíduos por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas e identificação por índices de retenção.
Aluno do curso de Engenharia Química: Afonso Poli neto
Orientador: Marcelo Telascrea

Jogo Educacional para Estímulo da Aprendizagem da Matemática
Aluno do curso de Ciência da Computação:  Raphael Garbim de Almeida Tiritan