Facebook Pixel Fallback

Empresas e organizações de Bauru e Região se reúnem no "I Café com Empresas" para parcerias com a Extensão

O encontro proporcionou às instituições maior conhecimento sobre as atividades realizadas e as possibilidades de ações em conjunto com os cursos de Graduação




Na última quarta-feira (25), o setor de Extensão do UNISAGRADO realizou o "I Café com Empresas". O evento foi direcionado às empresas e instituições que têm ou pretendem ter parceria com a Extensão para a realização de atividades extensionistas que beneficiarão os estudantes e as organizações envolvidas, de Bauru e Região. Assim, a ocasião permitiu estabelecer maior diálogo, relacionamento e troca de saberes entre o UNISAGRADO e as empresas de 1°, 2º e 3° setor.

O coordenador de Extensão, José Augusto Magalhães, conta que o "I Café com Empresas" é uma forma de concretizar o objetivo da Instituição em estabelecer parcerias com as instituições, desenvolver projetos e ações com todos os cursos de Graduação, estimulando atividades em conjunto com os estudantes e sob supevisão dos docentes. O encontro recebeu a presença de quatorze empresas de Bauru e Região, sendo elas: Associação ABDA, CNA Bauru, Colégio São José, Confiança Supermercados, Grupo Maltez, Jaguacy, KS2 Soluções Empresarias e Tecnologia, Paschoalotto, Sicredi, Sorri Bauru, Startemp, Unimed, Volvo e Wize Madness.

Durante o evento, a Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes e o coordenador de Extensão, José Augusto Magalhães apresentaram a Extensão, as atividades e projetos já realizados, além das possibilidades de parcerias para a oferta de cursos, oficinas, seminários, workshops, dentre outros. Posteriormente, cada empresa se apresentou, mostrou as ideias de colaboração, as expectativas e necessidades, além de expor as  que já foram realizadas em outros períodos.

Ao fim, foi realizado um coffe break para que os participantes pudessem aprofundar o bate-papo. "Acredito que o evento deu início a uma série de reflexões para ações em conjunto ao longo do ano. Foi uma oportunidade de maior unidade, proximidade e partilha em relação aos objetivos comuns", pontua o coordenador de Extensão. Atualmente, o "I Café com Empresas" já resultou em agendamentos individuais com empresas participantes nas próximas semanas.

Extensão na prática

Na ocasião, a Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, destacou que a Extensão é uma atividade inerente ao ensino superior, tendo como princípio o diálogo com a comunidade, independente do segmento, seja empresa, colégio ou terceiro setor. "Assim, podemos ampliar as  ações concentradas em nosso ambiente educacional para o local em que os estudantes irão atuar após a formatura. E, também, trazer as empresas para o interior da Instituição, para que possam usufruir dos conhecimentos desenvolvidos na Graduação", destaca.

É o que foi percebido também por Cristiane Bueno, que trabalha com recrutamento e seleção no Recursos Humanos do Confiança Supermercados e pretende firmar parceria com o UNISAGRADO para novos projetos que estão surgindo na empresa. "Eu achei que o evento abriu um leque de oportunidades, já estou pensando em várias parcerias, várias ações que darão super certo. E, para mim, este é o caminho a seguir para vencer o desafio de contratar cada vez mais pessoas qualificadas com o perfil adequado para a vaga - e que faça também sentido para os candidatos para que eles fiquem felizes - assim todo mundo fica feliz", ressalta.

Taísa Perez trabalha no setor de Recursos Humanos da empresa Volvo, especificamente com recrutamento e seleção, benefícios e programas de desenvolvimento. "Nós já temos parceria com o UNISAGRADO para realização de estágios. E a ideia é estender essa parceria para outras frentes como para os Projetos de Extensão e o que mais puder agregar tanto para os alunos, quanto para a empresa", afirma.

Para ela, o evento foi um diferencial no processo de diálogo entre IES e empresas. "Eu achei super importante a gente vir aqui e conhecer pessoalmente as pessoas que são responsáveis pelos projetos aqui no UNISAGRADO, isso facilita muito. Às vezes, na correria do dia a dia de empresa, nós acabamos somente mandado um e-mail para eles aqui ou ligando... mas é diferente de estar aqui com eles! Achei muito interessante o encontro e sai com algumas ideias sobre a Extensão. Fora isso, só de estar aqui conhecendo eles, é uma forma de podermos trazer outras demandas também que pode agregar para o UNISAGRADO e para a empresa", pontua.

Desafios, parcerias e resultados

O UNISAGRADO, pautado pela formação de excelência, prepara os estudantes para que sejam profissionais capazes de resolver problemas presentes na sociedade. "Por meio da Extensão, os desafios mais atuais são propostos pelas empresas e apresentados aos estudantes, onde juntos com seus professores buscam resolver esses desafios, desenvolver ações transformadoras e que contribuem para o desenvolvimento das empresas. Ao mesmo tempo, proporcionamos uma aprendizagem baseada em fatos reais como uma importante e inovadora ferramenta no processo de ensino aprendizagem", afirma o coordenador de Extensão.

Este diálogo com as empresas possibilita a realização de atividades específicas, desenvolvidas de forma individualizada, a partir da necessidade da empresa. Vale destacar que, durante todo o ano, as organizações participam e acompanham o desenvolvimento dos estudantes e dos projetos, e têm a oportunidade de verificar os resultados alcançados. "Gostaria de destacar o respeito que o UNISAGRADO tem por cada uma das empresas que confiam em nossas ações, tudo isso só é possível graças a um constante diálogo estabelecido. Agradeço a confiança depositada em nossa Instituição, estamos prontos para avançarmos ainda mais", finaliza Magalhães.

Como posso buscar parceria para a minha empresa ou organização?

As empresas de 1º, 2º ou 3º setor interessadas em parcerias com a Extensão para o desenvolvimento de projetos, cursos e demais atividades extensionistas podem enviar um e-mail para extensao@unisagrado.edu.br ou entrar em contato pelo telefone: (14) 2107-7398 ou 7324, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12864-empresas-e-organizacoes-de-bauru-e-regiao-se.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Empresas, Terceiro Setor, Parcerias


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro