UNISAGRADO encerra temporada de formaturas com saldo de 900 profissionais formados

Dentre os concluintes estão indígenas que conquistaram a graduação por meio do Projeto Identidade Araribá e uma estrangeira vinda da Angola

De 13 a 28 de janeiro, o UNISAGRADO realizou a temporada de Formaturas Solenes e Missas em Ação de Graças dos concluintes do ano de 2022. Ao todo, foram 900 estudantes concluintes em 31 cursos, nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas e Sociais.

Os momentos foram de grandes emoções, com o sentimento de mais uma etapa de vida vencida e concluída com sucesso. Estudantes, professores e direção emocionaram o público presente e toda a comunidade universitária com discursos que evidenciaram a importância da formação do UNISAGRADO, pautada em valores éticos e humanos.

Para as celebrações, os formandos, familiares, amigos e convidados contaram com as solenidades de colação de grau, realizadas no Auditório João Paulo II, assim como as Celebrações Eucarísticas realizadas na Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus, em três dias. No primeiro dia estavam presentes os estudantes da Área de Ciências da Saúde. No segundo dia foram os estudantes da Área de Ciências Humanas e Sociais e no terceiro, da Área de Exatas e Sociais.

As cerimônias contaram também com quatro indígenas concluintes ou formandos por meio do Projeto Identidade Araribá. Suyane Sobrinho Txucarramãe de O. Almeida e Vanessa de Camilo concluíram o curso de Pedagogia. Já Anderson Sebastião dos Santos Lucas e Thiago Silvério de Camilo concluirão, respectivamente, os cursos de Pedagogia e Enfermagem.

Outro momento de gratidão ocorreu na Sessão Solene do curso de Design de Moda. A estrangeira, Marcia Elizalete Manecas Cardivonga, concluiu a sua formação, após sair de seu país, Angola, para conquistar a tão sonhada formação no ensino de excelência do UNISAGRADO.

Outro destaque inovador foi direcionado aos estudantes concluintes do curso de Enfermagem, que, no dia da Colação de Grau receberam as credenciais para atuação como enfermeiros do Conselho Regional de Enfermagem – Coren. O Conselho esteve presente na Instituição no mês de outubro para colher os documentos necessários e dar início à emissão das Carteiras de Identidades Profissionais, facilitando assim o ingresso dos concluintes no mercado de trabalho.

Projeto Identidade Araribá

O Projeto Identidade Araribá do UNISAGRADO oferece bolsas de estudo a estudantes indígenas promovendo acesso, permanência e conclusão do ensino superior, cultivando a identidade cultural e a troca de vivências com os demais estudantes.

Anderson Sebastião dos Santos Lucas, pertence à Aldeia Tereguá, da Terra Indígena Araribá, no município de Avaí e participou das sessões como formando do curso de Pedagogia. Ele conta que, no início do curso, se deparou com algumas dificuldades, como por exemplo, saber conciliar questões particulares e adaptar a rotina de trabalho e estudos. Entretanto, o apoio do Projeto Identidade Araribá fez a total diferença durante a jornada. “No decorrer da minha formação tive a perca de familiares bem próximos, meu vô e minha vó que morava junto comigo. Mesmo assim, tentei manter o foco para me manter no projeto. O Prof. Cleiton José Senem sempre nos auxiliou e conversou conosco. Tinha sempre uma boa comunicação dele junto a nós, indígenas. A gente sempre se reunia e isso ajudou bastante quando tínhamos dúvidas, além dos conselhos que recebíamos”, pontua.

Sobre o Projeto Identidade Araribá, ele destaca que é uma oportunidade incrível poder fazer uma graduação por meio de bolsa, ajudando muito a comunidade indígena. “Essa oportunidade que o Projeto Identidade Araribá dá para nós, indígenas, é fundamental. O apoio e acompanhamento que recebemos durante todo o processo é indispensável, nos sentimos acolhidos. O projeto, que existe há anos, é super importante para aldeia e já virou tradição! O pessoal já sabe que, no final do ano, tem que prestar o vestibular, para concorrer as bolsas que são disponibilizadas. E na área da Educação, conseguimos trazer para dentro da comunidade o conhecimento adquirido, promover melhorias para os alunos que são o futuro na aldeia, sem deixar de lado a nossa cultura”, destaca Anderson.

Vanessa Camilo, da Aldeia Kopenoti, na Terra Indígena de Araribá, no município de Avaí, se formou em Pedagogia. “Posso dizer com toda convicção que o Projeto Identidade Araribá ajudou na realização desse sonho de chegar à Graduação. Dão todo o apoio e suporte necessário a nós indígenas em nossas dificuldades”, afirma.

Vanessa pontua que a sensação que predomina neste momento é a de dever cumprido, por ter conseguido alcançar o objetivo que tanto almejava, mesmo após vários desafios. “O que mais me motivou foram meus pais, esposo e filho que deram total apoio durante esses últimos quatro anos. Fico feliz por dar esse orgulho à meus pais, que sempre tiveram esse sonho em ter um filho(a) formado(a). E de ser um exemplo para meu filho de que, podemos sim, como indígenas, chegarmos aonde quisermos, ocupando espaços que antes não imaginávamos... É claro que outros planos vêm, pois quem entra para o ramo da Educação tem que estudar a vida toda se aperfeiçoando a cada dia. Toda minha gratidão a meus familiares, amigos, professores, UNISAGRADO e coordenação do Projeto Identidade Araribá. E também a minha comunidade indígena que a mim confiaram essa missão em poder contribuir com o futuro das crianças da comunidade e poder dizer a cada um deles que o estudo muda uma história”, finaliza.

Confira abaixo os álbuns de fotos das Formaturas dos Formandos 2022!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12839-unisagrado-encerra-temporada-de-formaturas-c.html
Tags: UNISAGRADO, Formandos, Formaturas Solenes, 2022, Fotos