Facebook Pixel Fallback

UNISAGRADO anuncia abertura oficial dos Programas PIBID e Residência Pedagógica 2022-2024 com a conquista de 147 bolsas

Ao todo, 100% das bolsas solicitadas ao Capes foram aprovadas para atividades em conjunto com escolas públicas de Bauru



O UNISAGRADO, por meio das Coordenações Institucionais dos Programas de Residência Pedagógica e de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) anunciaram a abertura dos programas para o período 2022-2024, com o total de 147 bolsas ofertadas aos estudantes que atuarão em conjunto e em benefício da comunidade escolar de Bauru e Região. No total, 72 bolsas foram concedidas para os estudantes do PIBID, programa que tem coordenação da Profª Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto, e 75 bolsas para o Programa Residência Pedagógica, que é coordenado pela Profª Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini.

Em abril deste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação lançou os editais para o PIBID e Residência Pedagógica para a atual edição (2022 – 2024). A coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica, Profª Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini explica que os editais orientam a elaboração dos projetos institucionais que a IES deve submeter para análise. Sendo assim, as coordenações institucionais dos programas no UNISAGRADO elaboram e realizam a submissão dos projetos, concorrendo com instituições de todas as regiões do país.

Após a apreciação realizada pela Capes, o UNISAGRADO foi contemplado com a aprovação de todos os subprojetos e bolsas solicitadas. Além disso, foram também concedidas bolsas para os coordenadores de área da Instituição e professores supervisores/preceptores das escolas participantes. “Os projetos foram muito bem avaliados pelos pareceristas da Capes e conseguimos uma ótima classificação, conquistando 100% das bolsas solicitadas! Nós só conseguimos este resultado porque nossos projetos registraram uma pontuação excelente, o que é muito positivo para nossas licenciaturas”, destaca Bombini.

Ao todo, 250 Instituições de Ensino Superior de todo o país (privadas e públicas), participaram do processo seletivo de cada programa, e o UNISAGRADO ficou classificado em 63° lugar no Programa PIBID e 66° lugar para o Programa Residência Pedagógica.

Missão social

Bombini pontua que o PIBID e a Residência Pedagógica têm uma grande importância para a sociedade pois proporcionam uma supervisão compartilhada entre docentes e pesquisadores universitários e docentes da escola. “As atividades dos programas possibilitam compreender as demandas sociais e atuar exatamente sobre elas, a partir de um esforço cooperativo entre IES, escolas, docentes e licenciandos”, destaca.

A coordenadora do PIBID, Profª Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto pontua que esta é uma forma de aproximar os estudantes da realidade escolar, articulando a teoria e a prática para que os estudantes da licenciatura possam conhecer a dinâmica das escolas, o funcionamento das aulas, o planejamento pedagógico e as reuniões escolares. “Além de melhorar a qualidade da Educação, pois trabalhando em conjunto com os gestores e diretores escolares, também contribui para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, melhorando, inclusive, o índice da escola”, afirma Pinto.

No desenvolvimento destes projetos, os futuros licenciados desenvolvem atividades e projetos em escolas públicas municipais e estaduais, desde a Educação Infantil, até os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a partir da demanda que cada escola precisa. “Assim, contribui com a alfabetização dos estudantes no caso da Educação Infantil e promove também nos demais anos atividades educativas, considerando o currículo municipal e estadual, para atender os conteúdos que precisam ser desenvolvidos em cada ano. São realizadas atividades lúdicas, teatro, pedagógicas, enfim, uma infinidade de ações”, destaca Pinto.

Estes projetos propõem uma parceria entre o ensino básico e o ensino superior, o que aumenta a qualidade dos trabalhos desenvolvidos para todos. Além disso, possibilita que vários estudantes da Graduação consigam se dedicar à futura profissão recebendo um recurso financeiro. “Sendo assim, os programas proporcionam também a diminuição da evasão dos cursos e aumentam o aproveitamento dos participantes, pois muitos de nossos estudantes conseguem dedicar-se às disciplinas e atividades sem recorrer a trabalhos fora do ambiente universitário”, finaliza Bombini.

PIBID - Subprojetos aprovados – 2022 - 2024

E.E. Prof. Dr. Luiz Zuiani
História e Letras – coordenador Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes / Língua Portuguesa e Inglesa – coordenadora Profª Dra. Flávia Cristina Bandeca Biazetto

EMEF Profª Lourdes de Oliveira
Pedagogia, Artes e Educação Física – coordenadores Profª Ma. Marcela Gomez Alves da Silva e Prof. Me. Daniel Vieira Sant’Anna

EMEII Valéria Dalva de Agostinho (antiga EMEII Jardim Ivone)
Pedagogia – coordenadores Profª Dra. Angélica Pall Oriani e Profª Dra. Bruna Carvalho

Residência Pedagógica - Subprojetos aprovados – 2022 - 2024 

EMEF Santa Maria e NER EMEF Lydia Alexandrina Nava Cury
História – coordenadora Profª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa

EMEF Nacilda de Campos
História e Língua Portuguesa – coordenadora Profª Dra. Leila Maria Gumushian Felipini

EMEF Etelvino Rodrigues Madureira
Pedagogia, Artes e Educação Física – coordenadora Profª Dra. Maristella Pinheiro Cavini

EMEF WALDOMIRO FANTINI
Pedagogia – coordenadora Profª Dra. Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro

EMEF Cônego Anibal Difrancia
Língua Portuguesa, Artes e Educação Física – coordenadora Profª Ma. Valéria Biondo

Cerimônia de Abertura Oficial dos Programas PIBID e Residência Pedagógica 2022-2024

Em novembro, foi realizada a Cerimônia de Abertura Oficial dos Programas PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, edição 2022-2024. A cerimônia foi conduzida pelas Coordenadoras Institucionais dos Programas: Profª Dr.ª Eliane Aparecida Toledo Pinto (PIBID) e Profª Dr.ª Rosilene Rocha Bombini (Residência Pedagógica). Participaram do evento docentes do UNISAGRADO envolvidos nos programas, professores das escolas municipais e estaduais (preceptores e supervisores), além dos estudantes pibidianos e residentes. 

Também estavam presentes autoridades do UNISAGRADO, Profª. Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques, Pró-Reitora Acadêmica, e Prof.ª Dr.ª Beatriz Antoniassi Tavares, Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais.

E a presença das seguintes autoridades da área de educação de Bauru:

- Supervisora de Ensino, Júlia Fátima Souza João, representando a digníssima Dirigente Regional de Ensino, Gina Sanchez.

- Profa. Cíntia Mesquita, Chefe da Seção de Pesquisas Educacionais do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais da Secretaria Municipal da Educação de Bauru.

- Profa. Sirlei Sebastiana Polidoro Campos, diretora da Escola EMEF Profa Lourdes de Oliveira Colnaghi.

- Profa. Gislene Sena de Moraes Marata, vice-diretora da Escola Estadual Dr. Luiz Zuiani.

Confira abaixo o registro fotográfico do evento.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12824-unisagrado-anuncia-abertura-oficial-dos-prog.html
Tags: UNISAGRADO, PIBID, Residência Pedagógica, 2022, 2024, Cerimônia, bolsas


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro