Projeto de Extensão do UNISAGRADO realiza doação de Maquete Tátil e de Audiodescritores da Pinacoteca de Bauru

A ação foi desenvolvida em parceria com o Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Bauru

Na última semana, o projeto de Extensão EMAU- Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO, em parceria com o Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Bauru, realizou a entrega de uma Maquete Tátil e de Audiodescritores da Pinacoteca de Bauru - Casa Ponce Paz. A maquete foi doada à Pinacoteca Municipal, atualmente na Casa Ponce Paz, e ficará disponibilizada no museu para acesso de todos por tempo indeterminado. O evento ocorreu no Centro Cultural "Carlos Fernandes Paiva", no Teatro Municipal de Bauru.

O Projeto de Extensão EMAU desenvolveu esta atividade, ao longo deste ano, como forma proporcionar o acesso e inclusão de todas as pessoas ao conhecimento da história e cultura local, através da maquete tátil e de texto histórico e cultural sobre a edificação escolhida, que foi disponibilizado em audiodescritores. A atividade interdisciplinar envolveu os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo sob orientação da Profª Me. Tatiana Ribeiro de Carvalho e do Prof. Eraldo Francisco da Rocha, juntamente com estudantes do curso de História sob orientação do Prof. Me. Fábio Paride Palotta e dos estudantes do curso de Letras-Tradutor sob orientação da Prof. Dra. Leila Felipini.

A Profª Me. Tatiana Ribeiro de Carvalho, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo conta que a parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru surgiu a partir da procura do próprio órgão municipal, que entrou em contato com o UNISAGRADO. Ela conta que para a construção da maquete, foram envolvidos sete estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. "Vale salientar que o Projeto de Extensão EMAU produziu ainda textos históricos e explicativos sobre a arquitetura da edificação que foi elaborado por alunos do curso de História e Arquitetura - e foram autodescritos pelo curso de Letras Tradutor. No total tivemos cerca de 25 pessoas envolvidas", ressalta.

A docente ainda pontua a importância de ações e parcerias como essa, para a sociedade e para os estudantes envolvidos. "É de uma importância extrema uma vez que sensibiliza nossos estudantes para demandas reais da sociedade, aproximando-os de uma atuação profissional, além de permitir a devolução de conhecimentos teóricos, que foram discutidos e aprendidos em sala, sejam aplicados de forma ampla e prática. Por outro lado, permite a inclusão de pessoas que até pouco tempo atrás não tinham a oportunidade de acessar a história, arquitetura e cultura local de forma abrangente e detalhada", destaca.

A coordenadora Tatiana deixa ainda seus agradecimentos especiais a todos que contribuíram com este projeto. "Quero agradecer o setor de Patrimônio da Prefeitura Municipal na pessoa Olga Susana Costa Coito e Araújo, Diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Bauru, assim como todos os professores e estudantes que se dedicaram ao desenvolvimento deste inclusivo e rico projeto", finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12798-projeto-de-extensao-do-unisagrado-realiza-do.html
Tags: UNISAGRADO, Arquitetura, Urbanismo, Prefeitura, Bauru, Casa Ponce Paz