Com a retomada das atividades, Universidade Aberta à Terceira Idade realiza sua tradicional Aula Inaugural

Aos interessados em participar da UATI, é possível se inscrever até o dia 31 de agosto

Nesta quarta-feira (17), a Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI do UNISAGRADO realizou a sua tradicional Aula Inaugural, no Anfiteatro E-001, após mais de dois anos de suspensão das atividades devido à pandemia da Covid-19. O momento foi de muita emoção e reecontro entre os presentes e contou com apresentações e homenagens para acolher os quase 70 novos estudantes matriculados.

Participaram professores voluntários das disciplinas que serão desenvolvidas, bem como a Reitora Profª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, a Vice-Reitora Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin, a Pró-Reitora Administrativa M.ª Ir. Grazielle Rigotti da Silva, a Pró-Reitora de Extensão e Pastoral, Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, o coordenador de Extensão José Augusto Magalhães, e Irmãs Administrativas e docentes dos cursos de Graduação do UNISAGRADO que também auxiliarão na UATI.

Na ocasião, a coordenadora da UATI, Verônica Carneiro Santos, apresentou todas as atividades que serão desenvolvidas durante o semestre. Os professores voluntários que trabalharão com a terceira idade também apresentaram suas disciplinas e suas propostas de atividades e oficinas. O evento contou também com apresentações do Grupo de dança Baila Comigo e do Grupo Musical Semi Novas de Bauru, compostos por estudantes da terceira idade do UNISAGRADO e da Universidade de São Paulo (USP).

Para a coordenadora da UATI, o retorno da aulas proporcionou uma grande alegria entre os estudantes da terceira idade. “A volta aqueceu o coração de muitos, proporcionando um clima de família  a todos os presentes. Segundo os próprios alunos da UATI, o sentimento que se experimentou foi de uma grande acolhida, alegria, esperança, energia, família e certeza de uma vida melhor. ‘Como é bom estarmos juntos novamente!’, esta frase foi repetida várias vezes pelos nossos alunos que não se cansavam de agradecer a UNISAGRADO  por este retorno, por este olhar a terceira idade com tanto carinho”, pontua.

No retorno, a expectativa é alta e os cuidados serão redobrados. “Será um retorno com muita cautela, devido a fragilidade apresentada por muitos idosos, porém, não faltará o empenho de todos os nossos colaboradores em dar o melhor de si para ajudar cada um a recuperar as perdas causadas pela pandemia”, destaca.

Rosa Gusman Assis, 75 anos, matriculada na UATI, conta que participou das atividades durante 25 anos, e só parou quando começou a pandemia. “Entrei no ano de 1997. Eu participava de tudo, de todos os cursos. Aprendi informática, espanhol, muitas coisas aqui, pra mim a UATI é 10!”, ressalta.

Rosa afirma que quando ingressou nas aulas da Universidade Aberta à Terceira Idade, estava em uma fase difícil, em que não estava se sentindo muito bem consigo mesma. “Com os filhos crescidos fora de casa, às vezes os familiares acreditam que temos tudo ou que está tudo bem, mas eu não estava bem, então pra mim, participar da UATI foi ótimo! Foi na UATI que tive o apoio para entrar na graduação de Psicologia no UNISAGRADO, ganhei até certificado de comparecimento de honra”, conta.

Formada em Administração, por conta das empresas em que trabalhou, ela ressalta que sempre gostou da Psicologia, tendo feito anteriormente oito cursos na área, mas nunca tinha tido a oportunidade de cursar a graduação, por estar sempre trabalhando. “Por isso, a UATI é muito importante para mim, foi excelente, e vai continuar sendo, se Deus quiser!”, destaca.

Regina Mastine, 72 anos, faz parte do Grupo Semi Novas de Bauru que se apresentou na aula de retorno da UATI e afirma que a volta das atividades trouxe muita felicidade, esperança e expectativa por tudo que está por vir. Para ela, as atividades que são desenvolvidas possibilitam melhor qualidade de vida aos participantes.

Helena Lobo, 74 anos, também participou da Aula Inaugural e conta que está empolgada depois de tantos meses sem as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade. “Foi maravilhoso reencontrar as pessoas, saber que estamos vivos e podendo retornar ao que fazíamos, é muito importante! Estou muito feliz e graças a Verônica, que me fez o convite, estou participando. Se não fosse ela, não estaria aqui. É algo que eu adoro fazer, é muito gratificante poder estar de volta, estou muito agradecida. Faltava essa energia da UATI, é um grupo maravilhoso!”, finaliza.

Ainda dá tempo!

As inscrições para a UATI continuam abertas até o dia 31 de agosto (quarta-feira). Os interessados poderão se inscrever presencialmente na sala da UATI, localizada no Bloco B do UNISAGRADO, de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h00; ou pelo link clicando aqui.

Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de residência. É preciso ter 50 anos ou mais.

Serviço

Dúvidas e informações pelo e-mail terceiraidade@unisagrado.edu.br ou telefone (14) 2107-7027 e 2107-7315, das 13h30 às 17h00. O UNISAGRADO fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru – SP.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12730-com-a-retomada-das-atividades-universidade-a.html
Tags: UNISAGRADO, UATI, Terceira Idade, Inscrições Abertas