UNISAGRADO realiza a 49ª Semana de Estudos do Corpo Docente

Evento teve o objetivo de contribuir com a formação continuada dos professores, proporcionando momentos de reflexão sobre a prática docente

Entre os dias 02 e 05 de agosto, o UNISAGRADO promoveu a 49ª Semana de Estudos do Corpo Docente (SECOD). O evento visou contribuir com a formação continuada dos professores do UNISAGRADO, proporcionando momentos de reflexão sobre a prática docente, planejamento do semestre letivo, orientações profissionais e orientação para o novo sistema acadêmico, bem como, momentos de espiritualidade e reflexão de cuidado com a vida.

O evento contou com a organização da Coordenadora Pedagógica, Profª Dra. Selma F. de Oliveira Ribeiro, da Pró-Reitora Acadêmica, Prof. Dra. Eveline Ignacio Da Silva Marques, da Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Profª. Dra. Sandra de Oliveira Saes, da Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Profª. Dra. Beatriz Antoniassi Tavares e do Diretor da Área de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca.

Para a Reitora, Profª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, a SECOD reafirma o compromisso do UNISAGRADO de valorização do Corpo Docente. “Juntos, repensamos boas práticas de ensino-aprendizagem, de um projeto acadêmico consistente, sintonizado com os desafios hodiernos e os novos parâmetros para o Ensino Superior. Posso dizer com orgulho que os nossos professores aprimoram ainda mais as competências e habilidades, trocam experiências e, sobretudo, se tornam pessoas cada vez mais atentas, corajosas, portadores de esperança, sensíveis ao ser humano na missão de construir um mundo melhor!”, afirma Oliveira.

A participação dos docentes durante a programação da 49ª SECOD também foi algo marcante para a Reitora. “Destaco que são pessoas apaixonadas pela vocação de SER PROFESSOR (A)! É encorajador percebermos o comprometimento e fidelidade de nossos queridos Professores.  A participação na SECOD é um momento singular de muitas trocas e partilhas, condivisão de saberes e experiências, oportunidade de convivência nas mais diferentes áreas (exatas, humanas, sociais e saúde). Realmente são pessoas comprometidas com a missão, visão e valores institucionais”, pontua.

A Reitora finaliza deixando uma mensagem aos docentes que retornam agora para o início do semestre letivo. “Acredito que duas palavras nos dizem muito: ESPERANÇA e DIÁLOGO. Particularmente, desejo que sejamos cada vez melhores pessoas, pois “a sensibilidade do coração faz perceber que o outro existe” (Ir. Vânia)”, ressalta.

Confira como foi a programação da 49ª SECOD

A programação contou com uma palestra de abertura, seguida de capacitações específicas para o corpo docente. O evento foi realizado presencialmente no UNISAGRADO. A "Palestra de Abertura" foi ministrada no dia 02 de agosto pela Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques. Em seguida, a Profª Dra. Camila Gimenes e a Profª Dra. Rita de Cássia Altino apresentaram “Dicas ergonômicas em frente ao computador e na sala de aula - Suporte Básico de Vida”, no Auditório João Paulo II.

No dia 03 de agosto, foi a vez da palestra “Planejamento de Disciplinas Extensionistas” e da “Reunião com os professores responsáveis pelos Projetos Extensionistas”, ambos com a presença da Prof.ª Dra.Sandra de Oliveira Saes e José Augusto Santos Magalhães, da Extensão, no Anfiteatro E-002.

Em seguida, no mesmo dia, a palestra “Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor: recursos oratórios e a sala de aula” foi ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Antônio Ferreira, no Auditório João Paulo II, aos docentes. Já o “Proposta - Café com Egressos” reuniu no mesmo local, os coordenadores de cursos, juntamente com a Prof.ª Dra.Sandra de Oliveira Saes e José Augusto Santos Magalhães para discussões e novas propostas.

O dia 04 teve início com mais uma turma para o "Planejamento de Disciplinas Extensionistas". Logo após, os docentes participaram do encontro “A sensibilidade do coração na missão universitária” com a Reitora, Profª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira. Ao término deste encontro, os participantes contaram com a palestra “Lei de Proteção de Dados”, ministrada pelo Prof. Me. Fábio José de Souza e por Vanessa Aparecida Candido. Todas as reuniões deste dia aconteceram no Auditório João Paulo II.

No último dia do evento (05), foi oferecida a capacitação “Adaptação Curricular e Avaliação: conceitos e estratégias - Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão – NAPI” com a Profª Dra. Juliana Vechetti Manttovani Cavalcante, no Anfiteatro E-002.

Encerrando o evento, ocorreu a palestra “Inteligência emocional e intercorrências no processo educativo”, ministrada pela Profª Dra. Raquel Alves Cassoli, no Auditório João Paulo II.

Confira a galeria completa de fotos da 49ª SECOD!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12714-unisagrado-realiza-a-49-semana-de-estudos-do.html
Tags: UNISAGRADO, SECOD, Corpo Docente, Estudos