Facebook Pixel Fallback

Trajetórias de sucesso: vamos falar sobre reconhecimento?

Colaboradores que iniciaram como estagiários ou jovens aprendizes contam como conseguiram cargos de destaque no UNISAGRADO



Ingressar no mercado de trabalho como estagiário ou jovem aprendiz pode se apresentar como uma ótima oportunidade para a conquista do emprego dos sonhos, além de ser uma forma de adquirir aprendizados, práticas e habilidades técnicas específicas da área pretendida como futuro profissional. Desta forma, o UNISAGRADO, acreditando no potencial de estagiários e jovens aprendizes, conta com esta categoria em seu corpo técnico-administrativo, sendo uma maneira de oferecer oportunidades para quem está iniciando no mercado de trabalho, valorizando o trabalho de cada colaborador.

Jovem Aprendiz

O jovem aprendiz é um programa que permite às empresas contratarem adolescentes de 14 a 24 anos para exercerem funções trabalhistas no modelo de aprendizagem, oferecendo benefícios às corporações e aos estudantes incluídos no projeto.

De acordo com a Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, art. 403, para estabelecer esta relação entre jovem e empresa, é obrigatório que o menor esteja regularmente matriculado e com frequência escolar, e que os estabelecimentos o matriculem em cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o CIPS (Consórcio Intermunicipal da Promoção Social). A formação abrange atividades teóricas e práticas, e pode ser mantida por até um ano e quatro meses.

Estágio não-obrigatório

Já o estágio é parte integrante, não-obrigatória, mas essencial da formação acadêmica do estudante. Por isso, o UNISAGRADO, caracteriza-se esta possibilidade como momento privilegiado de aprendizagem profissional e como importante instrumento de aproximação e diálogo entre o meio produtivo e o meio acadêmico.

O UNISAGRADO oferece oportunidade de estágio não-obrigatório aos próprios estudantes e de outras instituições de ensino. As atividades são desenvolvidas nos vários setores do campus, nos laboratórios e também nas clínicas. Todas as vagas são divulgadas em nosso site e nas redes sociais. O período de estágio pode durar até dois anos.

No UNISAGRADO

Atualmente, o UNISAGRADO conta com onze colaboradores que iniciaram a sua trajetória na Instituição como estagiários ou jovens aprendizes e hoje, ocupam cargos de destaque.

Colaboradores que ingressaram como Estagiários:

Ana Carolina Bordin Lourenço – Contabilidade

Emilyn Cristina Gomide Marques - Recursos Humanos

José Augusto Dos Santos Magalhães - Coordenadoria de Extensão

Júlia Gabriela Lourenço Carneiro - Secretaria Acadêmica

Mateus Gregio Pinto – Contabilidade

Thaís Ferreira Pereira – Comunicação

Wesley Matheus De Vasconcellos – Contabilidade

Colaboradores que ingressaram como Jovens Aprendizes:

Carlos Eduardo Alves Sanchez Dias - Recursos Humanos

Kaue de Alcantara Ribeiro - Clínica de Odontologia

Matheus Belancieri Nunes – Biblioteca

Victor Olivio Alves Ceron – Compras

Histórias de sucesso

A equipe de Comunicação conversou com alguns colaboradores sobre sua trajetória profissional no UNISAGRADO. Confira como foi o bate-papo!

Carlos Eduardo Alves Sanches Dias

Carlos Eduardo Alves Sanches Dias iniciou como Jovem Aprendiz na Secretaria Acadêmica, e, atualmente, é Auxiliar Administrativo no setor de Recursos Humanos. Ele conta que ficou extremamente feliz e bastante surpreso com a efetivação.

A criatividade e a agilidade no atendimento foram os diferenciais em seu caso. “Entrei com a expectativa de que poderia, um dia, ser efetivado”, destaca.

Emilyn Cristina Gomide Marques

A colaboradora Emilyn Cristina Gomide Marques começou sua trajetória como estagiária atuando no setor de Recursos Humanos e foi efetivada como Auxiliar Administrativo, no mesmo setor. “Fiquei feliz e surpresa quando soube da efetivação, pois eu tinha afinidade com a equipe, gostava de estagiar na Instituição e deseja ser efetivada”, afirma.

Ela acredita que a sua proatividade, foco, interesse e prontidão ao desempenhar as tarefas foram os principais fatores que influenciaram positivamente na sua contratação como funcionária.

José Augusto Magalhães

José Augusto Magalhães iniciou sua jornada na Central de Eventos, como estagiário. Hoje, ele é Coordenador do setor de Extensão. Com a notícia, José sentiu gratidão, além de responsabilidade e compromisso com o que viria a seguir. “Sempre quando somos estagiários, ficamos imaginando como será e onde será o nosso primeiro emprego, é um sonho que surge no primeiro ano de faculdade, e comigo não foi diferente. Sempre fui apaixonado pelo UNISAGRADO e pela sua missão, queria contribuir de alguma forma como estagiário e como funcionário”, pontua.

Para ele, para conseguir a promoção, o ponto chave foi o comprometimento pessoal e profissional. “Acredito que a palavra certa seja compromisso. Compromisso com a Instituição, em não somente cumprir uma determinada carga horária, mas sim, se dedicar de verdade, buscando realizar tudo da melhor maneira possível, compreendendo que o sucesso das minhas ações individuais influenciam em toda a IES. Independente do cargo, seja ele qual for, é importante buscar fazer o melhor, com sugestões, ideais e novas soluções”, conta.

Júlia Gabriela Lourenço

Ingressando como estagiária no setor de Comunicação, Júlia Gabriela Lourenço auxiliou na divulgação da campanha do processo seletivo de 2021. Agora, ela é Consultora de Atendimento na Secretaria Acadêmica. Ela conta que, como estudante, sua vontade de iniciar um estágio era grande e havia a expectativa de alcançar a promoção. “Unindo isso à necessidade de me manter financeiramente, minha ambição foi entrar em um estágio onde eu pudesse ter perspectiva de crescimento dentro da empresa. Estagiando no UNISAGRADO me identifiquei com o perfil dos colaboradores, foi quando passei a me esforçar ainda mais”, ressalta.

Ao saber da efetivação, a colaboradora ficou muito surpresa. “Foi ótima a sensação de ser lembrada por um trabalho que desenvolvi com muito cuidado, me senti reconhecida e grata pela confiança que depositaram em mim”, afirma Júlia.

Como se destacar?

Para Carlos Eduardo, a iniciativa, criatividade, inovação e pontualidade são essenciais para conseguir se destacar. “Faça sempre o seu melhor, pois sempre terá alguém te observando e avaliando, isso vale não só para uma possível efetivação, mas para qualquer atividade que exercer. Não tenha medo de propor novas ideias e não perca a vontade de aprender e inovar!”, destaca.

Para Júlia, ter foco, educação, pontualidade e cuidado podem fazer toda a diferença. “Acredito que para se destacar é necessária muita força de vontade e buscar 100% do tempo entregar um trabalho de excelência. Além disso, você precisa se sentir confortável em seu ambiente de trabalho para se relacionar bem com sua equipe e gestores. O que eu quero dizer é que é necessário muita maturidade para lidar com a rotina e serviços, o principal é sempre ter empatia com as pessoas, colocar bem as suas palavras e verdadeiramente expressar gratidão”, ressalta.

Para conquistar o cargo desejado, José enfatiza que ser curioso, ter compromisso, transparência, muito estudo e diálogo, além de buscar apresentar soluções e ter disposição para ajudar são fatores determinantes neste processo. “Sempre tive muita curiosidade em saber sobre toda a Instituição, como funcionavam outros setores e processos, buscando entender onde o meu setor influenciava no todo, e compreendendo a partir daí, o que poderia fazer para melhorar, entendi que cada setor é fundamental para que a missão ocorra, por isso sempre tentei entender tudo. Também destaco o espírito de fraternidade, buscando ajudar sempre a todos”, aponta.

Para aqueles que atuam como estagiários e almejam a efetivação, Emilyn Cristina aconselha a aproveitar todas as oportunidades para aprender as atividades do setor, executando-as com interesse e buscando sempre ser proativo e dinâmico. “O estágio é uma ótima forma de aprimorar os conhecimentos adquiridos na graduação e associá-los à prática”, finaliza.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12712-trajetorias-de-sucesso-vamos-falar-sobre-rec.html
Tags: UNISAGRADO, Estágio, Jovem Aprendiz, Reconhecimento


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2022 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro