Simulação do Conselho de Segurança da ONU abordou a temática do conflito entre Rússia e Ucrânia

Em parceria com a E. E. Prof. Eduardo Velho Filho, o evento visou integrar os estudantes sobre assuntos que envolvam a agenda internacional

Na última sexta-feira (24), os cursos de História e Relações Internacionais em parceria com a Escola Estadual Prof. Eduardo Velho Filho realizou o evento “Culminância - Simulação ONU”, em que simularam o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), abordando a temática do conflito Rússia e Ucrânia. O encontro teve a participação de 27 estudantes do ensino médio da escola e teve como objetivo integrá-los aos assuntos que envolvam a agenda internacional.

O evento foi preparado e organizado pelos estudantes do UNISAGRADO de ambos os cursos e contou com o apoio do Coordenador Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes e dos docentes Dr. Bruno Vicente Lippe Pasquarelli e Me. Letícia Rizotti Lima, além da presença ilustre da Embaixadora Irene Vida. De acordo com o docente Bruno Pasquarelli, desde a primeira aula na escola Eduardo Velho Filho, os graduandos, juntos com os estudantes, se prepararam para o dia do evento. “O objetivo também foi de auxiliar o estudante do ensino médio a esclarecer de forma pessoal, qual projeto de vida cada estudante queira seguir. Além disso, a convivência em sala com graduandos agrega em ajudar os alunos a entenderem melhor o curso de Relações Internacionais e História, com todas as possibilidades que tais cursos propõem”, pontua.

Ele completa também reforçando a importância do evento para os próprios estudantes do UNISAGRADO, por ser uma experiência prática para os futuros profissionais. “É uma boa experiência caso o estudante queira avançar na carreira como professor. O dia a dia em sala de aula oferecido pelo projeto ajuda nisso. A simulação coloca tudo estudado em prática, o que auxilia em uma maior compreensão do conteúdo. Além disso, o debate que a simulação oferece instiga o respeito ao próximo e a procura por meios em prol do bem comum. Por fim, o estudante passa a entender como ocorre o processo de negociação e como o profissional da área é extremamente necessário”, destaca.

Pasquarelli conta que, além dos 27 estudantes da E.E. Eduardo Velho Filho, dois docentes das disciplinas de geografia e de inglês, além de 4 monitoras, que apresentaram o conteúdo durante o semestre e mais 3 estudantes do curso de Relações Internacionais auxiliaram durante a preparação no dia da culminância. Os graduandos compuseram a mesa diretora, enquanto os estudantes em duplas e trios exerceram a função de delegados.

O docente ressalta que, simultaneamente ao evento no UNISAGRADO, ocorreu outra simulação na Escola Estadual Prof. Christino Cabral. “Foi nos mesmos moldes da simulação aqui na Instituição, mas o tema foi sobre a articulação e a negociação de uma nova sede de uma Organização Internacional de Direitos Humanos. Tudo ocorreu muito bem e os monitores e graduandos do projeto auxiliaram os estudantes da escola a tomarem posicionamentos e a negociarem nos moldes dos grandes debates internacionais”, conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12698-simulacao-do-conselho-de-seguranca-da-onu-ab.html
Tags: UNISAGRADO, História, Relações Internacionais, Simulação ONU