UNISAGRADO visita Hospital Nossa Senhora da Divina Providência para futura parceria em expedições na Amazônia

O objetivo é possibilitar que estudantes extensionistas possam promover ações para a população ribeirinha no Barco Hospital Papa Francisco

O UNISAGRADO, através da Extensão, visitou o Hospital Nossa Senhora da Divina Providência, da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, gerenciado pelo Frei Francisco, situado em Jaci-SP. O objetivo da visita foi iniciar o diálogo para consolidar uma parceria para expedições no Barco Hospital Papa Francisco. Assim, a expectativa é de que os estudantes extensionistas possam estar presentes em expedições futuras, desenvolvendo ações por meio dos Projetos de Extensão e envolvendo diversos cursos da IES.

Participaram da visita, Ir. Fátima Carvalho, Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária Prof.ª Dr.ª Sandra de Oliveira Saes, o Coordenador de Pastoral Luis Fabiano dos Santos Barbosa, e os docentes Prof. Dr. Carlos Henrique Fachin Bortoluci, coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva, coordenador do curso de Odontologia, a Profª Dr.ª Márcia Nuevo Gatti, coordenadora de Enfermagem e a Profª Dr.ª Mariane Róvero Costa, coordenadora de Nutrição.

O Barco Hospital Papa Francisco é destinado ao atendimento da população ribeirinha na Amazônia, atendendo em média cerca de mil comunidades. Foi inaugurado em 2019, com trinta e dois metros de extensão e sua base é em Óbidos, Pará. “O hospital flutuante tem uma estrutura moderna com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eltrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem” (Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, 2022).

A Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Prof.ª Dr.ª Sandra de Oliveira Saes conta que a visita foi uma grande inspiração para avançar nesta parceria, que visa concretizar a expedição em 2023. “A ideia da primeira expedição é envolvermos docentes de alguns cursos da Saúde, atendendo a demanda existente nas obras desenvolvidas na Amazônia. Pensamos em atuar no Barco e também nos Hospitais das cidades de Juruti e Óbidos. Após a primeira expedição pretendemos dar continuidade aos trabalhos, levando anualmente estudantes e docentes para esta experiência profissional e fraterna”, afirma.

Saes ressalta que esta será uma oportunidade única para os estudantes que participarão das ações, especialmente por conta dos depoimentos daqueles que já participaram - os quais são riquíssimos e comoventes. “Ninguém que vive esta experiência volta da mesma forma, a possibilidade de partilhar conhecimento e prática profissional é fundamental, porém algo mais é vivenciado, a concretização da fraternidade e a certeza de que podemos fazer muito pelos nossos irmãos”, pontua.

O Coordenador de Extensão José Augusto Magalhães também agradece à Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus pela receptividade. “Esperamos construir juntos grandes parcerias”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12697-unisagrado-visita-hospital-nossa-senhora-da-.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Saúde, Projetos, Amazônia