UNISAGRADO celebra Semana do Sagrado Coração de Jesus em comemoração ao patrono da Instituição

Equipe diretiva, docentes e colaboradores participaram de momentos de espiritualidade e integração em uma programação especial

O UNISAGRADO, por meio da Pastoral, realizou de 20 a 24 de junho a “Semana do Sagrado Coração de Jesus”, em comemoração ao patrono do UNISAGRADO e do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), celebrado no dia de hoje. Foram cinco dias de atividades, que contemplaram Missas, momentos de espiritualidade e vivências entre a equipe diretiva, docentes e colaboradores.

O IASCJ tem como patrono o Coração de Jesus, espiritualidade que motivou a fundadora Madre Clélia Merloni a levar em toda a Terra um raio de sua ternura, por meio das obras apostólicas, da qual o UNISAGRADO faz parte. A espiritualidade das Irmãs Apóstolas contempla, sobretudo, o Sagrado Coração de Jesus (SCJ), como fonte de misericórdia e amor, a expressão e a revelação do amor de Deus pela humanidade. “O que mais admiro no SCJ é a sua ternura e compaixão o jeito com que se relacionava com as pessoas. Ele passou fazendo o bem, esse também é o meu desejo. Suplico as bênçãos dele para cada pessoa do UNISAGRADO e seus familiares”, afirma a Reitora, Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira.

Para a Reitora, a semana foi uma oportunidade singular de experiência humana e espiritual, de perdão e de festa, através das atividades promovidas pela equipe de Pastoral, que ajuda a levar avante o carisma do Coração de Jesus, herdado da Bem-aventurada Clélia Merloni. “Viver a semana do Sagrado Coração de Jesus é assumir a cada dia o desafio de amar com o seu Coração, enxergar as pessoas, olhar para a singularidade de cada um, ouvir a sua voz, reconhecer que somos companheiros de jornada, pertencentes a uma missão educacional que procura, na medida do possível, assemelhar-se ao Mestre dos mestres - o próprio Jesus”, destaca a Reitora.

O coordenador de Pastoral, Prof° Me. Luis Fabiano dos Santos Barbosa complementa que o objetivo da programação desta semana especial foi de dedicar o maior tempo e atenção possíveis para que a comunidade educativa tenha oportunidade de estreitar os laços com Jesus Cristo mediante um maior conhecimento e vivência da espiritualidade do Sagrado Coração. “A Semana do Sagrado é um gesto concreto em profunda sintonia com a missão eclesial tão característica da identidade institucional desta comunidade cristã, católica e cleliana”, pontua.

Ele conta que ter o Sagrado Coração de Jesus como patrono significa que a missão institucional está toda ela alicerçada na caridade de Cristo que traz a pessoa humana para o centro de todos os processos, sejam eles acadêmicos e/ou administrativos. “O UNISAGRADO animado pelas Irmãs participa ativamente da nobre missão de irradiar o amor de Deus transformando pessoas e as relações sociais”, complementa Barbosa.

Programação da Semana do Sagrado Coração de Jesus

A programação iniciou nesta segunda-feira (20), com a celebração da Missa do Sagrado Coração, presidida pelo Padre Rodrigo Sena, em duas sessões, no Auditório Clélia Merloni. Colaboradores, gestores e docentes estiveram presentes e puderem conhecer um pouco mais da história do Sagrado Coração de Jesus e celebrar o patrono da Instituição.

No dia seguinte (21), a Equipe Diretiva, Coordenadores de Curso e de Formação de Lideranças foram convidados para a “Manhã de Espiritualidade”, um retiro que foi promovido pela Ir. Fátima de Carvalho, no Anfiteatro E-002. A Assessora da Reitoria, Ana Carolina Brito Garcia conta que este momento a marcou especialmente. “Foi possível 'desacelerar', acalmar, refletir e sobretudo confirmar o desejo em continuar fazendo parte da missão do Instituto e da Bem-Aventurada Clélia Merloni; principalmente por encerrarmos um semestre de retorno ao presencial, após dois anos de uma pandemia que assolou o mundo, onde foi necessário 'olhos sensíveis' para as adaptações que o período necessitou. Foi muito bom finalizarmos o semestre com o sentimento de gratidão!”, pontua.

Na quarta-feira (22), foi a vez da Adoração Eucarística na Capela Universitária do Bloco F. A Assistente Administrativa Marinês Silvana Sartori participou da Adoração e conta que foi muito gratificante presenciar os momentos de devoção. Para ela, foi uma forma de sentir no coração como somos preciosos aos olhos de Deus, além de poder recordar os benefícios recebidos pelos acontecimentos, na família e na vida de um modo em geral. “Foi emocionante recordar o que Deus tem feito por nós e sentir que não caminhamos sozinhos, Deus Nosso Senhor sempre está conosco. E também, o sentimento de gratidão por fazer parte dessa comunidade e a oportunidade de poder agradecer pelas graças concedidas, experiências na missão da vida e com colegas de trabalho”, afirma Sartori.

Já na quinta-feira, dia 23, colaboradores e professores do UNISAGRADO participaram do “Arraiá do Coração”. A confraternização junina ocorreu na vivência do bloco K. A estagiária do setor de Comunicação, Ana Paula Rodrigues ressalta que o evento proporcionou um ambiente acolhedor e divertido. “Acredito que é bem importante criar momentos de integração e descontração entre os setores, além disso, fortalece a relação entre colaboradores e Instituição”, destaca.

A programação foi finalizada nesta sexta-feira (24) com a “Serenata do Sagrado nos Setores”, em que a Equipe de Pastoral visitou os setores do UNISAGRADO e os presenteou com momentos de música e acolhimento.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12691-unisagrado-celebra-semana-do-sagrado-coracao.html
Tags: UNISAGRADO, Sagrado Coração de Jesus, Patrono, Pastoral