Projeto de Extensão “Gestação, Vida e Saúde” conclui o semestre com novas parcerias

O projeto desenvolve ações de educação em saúde para gestantes carentes na cidade de Bauru

Através de uma proposta inovadora, o Projeto de Extensão “Gestação, Vida e Saúde” que desenvolve, desde 2008, atividades de promoção à saúde de gestantes ganhou aliados importantes para a execução das ações e para a contribuição da formação dos discentes. As ações deste semestre foram desenvolvidas em conjunto com os estudantes da disciplina de Sociologia da Responsabilidade Social, por meio de iniciativa das estudantes do projeto. Ao todo, 23 estudantes dos cursos de Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Farmácia e Psicologia participaram do projeto e atenderam 20 gestantes.

O projeto tem parceria com a Paróquia Santa Rita de Cássia de Bauru, que cede um local acolhedor para o desenvolvimento das atividades educativas e, no final de quatro encontros oferece às gestantes participantes um enxoval para os bebês. No primeiro semestre deste ano, foi estabelecido uma parceria com o Centro Socioeducativo Irmã Adelaide, também em Bauru.

Sendo assim, os estudantes mobilizaram ações concretas vinculadas a saúde das gestantes e suas filhas maiores, com orientação sobre amamentação e alimentação das gestantes e cuidados com a menstruação de jovens. Além da experiência de conviver com as gestantes de diferentes locais, as estudantes extensionistas puderam interagir e colocar em prática seus conhecimentos, promovendo a interdisciplinaridade caraterística deste projeto de promoção à saúde.

A Profª Dra. Marta Helena de Souza Conti, responsável pelo projeto, agradece a importante parceria e as ações realizadas durante o semestre. “Agradeço imensamente todas as estudantes participantes do projeto, assim como, os discentes e as docentes da disciplina extensionista - Profª Dra. Jéssica de Cássia Rossi e Profª Dra. Flávia Santos Arielo - que permitiram estas ações integradas. Parabéns a todos!”, ressalta Conti.

Saiba mais sobre o projeto

Programas de educação em saúde (PES) visam atender ao 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no que se refere a saúde e bem-estar, incentivando comportamentos saudáveis e acesso aos cuidados de saúde.

O projeto “Gestação, Vida e Saúde” desenvolve ações de educação em saúde para gestantes carentes com palestras e dinâmicas sobre as temáticas adequações do corpo da gestante, orientações alimentares, exames realizados durante a gravidez, cuidados no puerpério, amamentação exclusiva e emoções do ciclo gravídico puerperal. No total, são realizados quatro encontros, e no final do primeiro encontro é divulgado e oferecido o aplicativo "APP Materna" (produzido no semestre passado) às gestantes participantes.

Depoimentos de estudantes

“Em suma, o Projeto Gestação, Vida e Saúde me agregou em diversos aspectos, sendo eles, tanto sociais quanto pessoais, o convívio semanal com as gestantes nos agregou muito quanto profissionais da área da saúde, levando em conta os conhecimentos já vindo das próprias gestantes. Esse ano, o diferencial foi a participação em mais de um ponto de encontro, sendo eles: a Paróquia Santa Rita de Cássia e o Centro Socioeducativo Irmã Adelaide. Foi possível observar as diferentes dificuldades de uma região para a outra, isso nos possibilitou abrir novos horizontes onde abrangemos um olhar mais cuidadoso e pontual para que possamos contribuir efetivamente com a nossa comunidade. Ao decorrer dos encontros notei uma melhora significativa nas conversas com as gestantes, pois cada uma de nós exercemos nossa autonomia e o protagonismo necessário para que tudo corresse da melhor maneira possível, sendo assim, agradeço a oportunidade que a professora Marta nos proporcionou e por todo apoio dado” - Marina Coneglian Blanco Targa Paccola, estudante de Fisioterapia.

“O Projeto de Extensão Gestação, Vida e Saúde realmente me transformou, foram 3 meses de muito aprendizado e de muitas trocas. Participar da vida das gestantes que carecem de informações e poder ajudar com os meus conhecimentos do curso de Graduação foi algo que acrescentou na minha vida, foi um projeto que me cativou e me emocionou em alguns momentos, perdi a minha mãe há 7 meses e o projeto me ajudou a ser forte e usar essa força para ajudar a vida de outras mulheres. Parabenizo a professora Marta por esse projeto que é lindo e ajuda muitas pessoas, tanto nas informações como no carinho com as gestantes" - Marina Vicentini, estudante de Fisioterapia.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12684-projeto-de-extensao-gestacao-vida-e-saude-co.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Projeto, Gestação, Vida, Saúde