Facebook Pixel Fallback

Interdisciplinaridade entre Arquitetura e História foi o foco da Jornada que reuniu 423 estudantes

O objetivo do evento foi confraternizar saberes, práticas e conhecimentos regionais aos graduandos



No mês de junho, o UNISAGRADO promoveu a VIII Jornada de Arquitetura e Urbanismo e IX Jornada de História propondo a interdisciplinaridade de seus saberes, práticas e produções acadêmicas a partir do tema "Arquitetura e História Local". O evento compartilhou mesa-redonda, palestras, minicursos, workshops e oficinas. No campo da Arquitetura, os assuntos contemplados abrangeram Mobilidade e Infra Estrutura Urbana, Edificações, Representação de Arquitetura e Neuroarquitetura. Em História, abordou-se sobre as cidades, inserção feminina, coronelismo, eleições, genocídios, anarquismo e liberdade.

Ao todo, 423 estudantes estiveram envolvidos. O coordenador do curso de História, Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes afirma que a Jornada foi importante por discutir a modernização e questões sociais de Bauru e Região nas primeiras décadas do século XX. “Ainda, foi proposto a reflexão de temas históricos com as reflexões advindas da Arquitetura, permitindo assim a interface, o compartilhamento e a interdisciplinaridade entre História e Arquitetura”, destaca Gomes.

O docente pontua que a mesa-redonda na abertura do evento possibilitou verificar claramente a intersecção dos saberes históricos dos cursos. “No campo da História discutimos especialmente a História Local nas primeiras décadas do século XX, mas também foram problematizados temas contemporâneos como genocídio, sistema eleitoral, movimentos sociais e anarquismo. Sobretudo, foi direcionado aos estudantes de História, uma oficina sobre higienização no Núcleo de Pesquisa e História do UNISAGRADO - NUPHIS e como pensar a história a partir de fontes como o Cinema”, ressalta.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho reforça que o evento foi relevante por estreitar o diálogo entre as áreas, e, dentre os vários momentos marcantes da programação, a escolha do novo representante discente do curso e a exposição dos trabalhos apresentados foram os pontos fortes para a docente. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12680-interdisciplinaridade-entre-arquitetura-e-hi.html
Tags: UNISAGRADO, Arquitetura e Urbanismo, História, Jornada, Evento


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro