Prevenção da Hipertensão Arterial é pauta de ação no câmpus

O projeto HIPERexTENSÃO, desenvolvido a partir da união de cinco cursos de graduação, promoveu a campanha para cerca de 250 pessoas

Nos dias 08 e 09 de junho os cursos de Educação Física, Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina e Enfermagem realizaram o “Projeto HIPERexTENSÃO”, uma campanha de prevenção à hipertensão arterial voltada para orientação de toda a comunidade acadêmica com base nos conceitos assimilados em aula nas disciplinas de Biofísica e Fisiologia. Ao todo, cerca de 80 estudantes participaram das atividades práticas.

Segundo a docente e organizadora do evento Dr.ª Rita Luiza Peruquetti, a hipertensão arterial é uma condição multifatorial e silenciosa, que se instala sem que seus sintomas sejam percebidos logo de início. “Devido à demora no diagnóstico, indivíduos hipertensos podem sofrer graves comprometimentos que afetam não somente coração e vasos sanguíneos, mas também desenvolvimento ou agravamento de outras condições, como problemas renais, diabetes etc.”, conta.

Para ela, além do conhecimento técnico, o evento pôde agregar aos graduandos um diferencial importante: aprender a lidar com o público alvo, promovendo a integração entre cuidador e paciente. “Isso é fundamental para que estratégias de promoção de saúde sejam eficientes e essa habilidade de comunicação precisa ser extensamente exercitada. Essa oportunidade de vivenciar a teoria na prática, ainda mais dando um retorno à comunidade acadêmica, faz com que os estudantes desenvolvam habilidades importantes para a futura profissão”, complementa.

Rita ressalta que foi muito marcante notar o profissionalismo e a dedicação dos estudantes durante a execução da atividade. Nos dois dias de evento, cada grupo entrevistou e orientou em média 25 pessoas no câmpus, totalizando cerca de 250 pessoas diretamente atingidas pela ação.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12676-prevencao-da-hipertensao-arterial-e-pauta-de.html
Tags: UNISAGRADO, Projeto, Hipertensão, Educação Física, Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem