Da Parasitologia à Bioinformática: Jornada de Ciências Biológicas contou com temáticas para atualização profissional

Cerca de oitenta estudantes participaram das atividades teóricas e práticas do evento

Nos dias 06 e 07 de junho, o UNISAGRADO realizou a Jornada de Ciências Biológicas 2022, contando com palestras e minicursos nas áreas de Parasitologia, Bioinformática e Botânica. Com dois dias de evento, os estudantes tiveram um contato mais profundo com as novas atualizações da área profissional.  Ao todo, o encontro contou com cerca de 80 estudantes, do curso de Ciências Biológicas e demais cursos da Instituição.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Dr. Adriano Evandir Marchello, o objetivo principal com a realização do evento foi trazer novas áreas de atuação aos estudantes, além de promover a interação entre os diferentes cursos e semestres da Graduação. “O evento buscou temas de aplicação da profissão biólogo, como o monitoramento ambiental através de parasitas de peixes, análise de dados utilizando bioinformática, utilização de conceitos de botânica no planejamento e execução de projetos paisagísticos e como a paleontologia explica as mudanças climáticas globais”, conta.

Especificamente no primeiro dia do evento, a programação da Jornada iniciou pela manhã com o minicurso “Métodos e Técnicas de Estudos em Rios”, ministrado pelo coordenador do curso. No período da noite, o evento abrangeu duas palestras com a presença dos convidados Lucas Aparecido Rosa Leite e Maycon Marção que falaram sobre, respectivamente, “Métodos para coleta de parasitos de peixes” e “Ferramentas e Fundamentos de Bioinformática”.

Já no segundo dia de encontro ocorreram dois minicursos no período da manhã. “Métodos para coleta de parasitos de peixes” foi ministrado por Lucas Aparecido Rosa Leite e “Ferramentas e Fundamentos de Bioinformática”, por Maycon Marção. À noite, foi a vez da palestra “Botânica como fundamento no Projeto de Paisagismo”, por Murilo Cruciol Barbosa e a palestra “Alterações Climáticas sob o olhar da Paleontologia” de Felipe Nascimento Sousa.

Para o Prof. Dr. Adriano Marchello, os minicursos foram muito marcantes, pois representaram uma novidade ao evento em que os estudantes puderam aprender os conteúdos com experiências na prática. Ele destaca que os minicursos abordaram a extração e identificação de parasitos de peixes, a análise de dados de expressão gênica utilizando o programa R de estatística, e os métodos e técnicas de estudos de ambientes aquáticos. “Sendo este último minicurso realizado em campo, no rio água comprida, em Bauru”, conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12672-da-parasitologia-a-bioinformatica-jornada-de.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Ciências Biológicas, Minicursos