Com o tema “Liderança Jovem”, estudantes participam do primeiro “Encontro com a Reitora”

O projeto visa estreitar os laços e contribuir para a formação humana e integral dos discentes

Estudantes participam da dinâmica "Reflexão e Ação" com o cubo mágico durante o encontro

Nesta segunda-feira (06), estudantes líderes dos cursos de Artes, Ciência da Computação, Design, Farmácia, História, Letras-Tradutor, Nutrição e Psicologia participaram do primeiro “Encontro com a Reitora”, com o tema “Liderança Jovem”.  O projeto visa estreitar os laços com os estudantes e explorar diversos assuntos de interesse que possam contribuir para a formação integral dos discentes. Sendo assim, a proposta é de que os encontros aconteçam mensalmente. A Reitora do UNISAGRADO, Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira conversou com a equipe de Comunicação sobre o primeiro momento do projeto - confira como foi o bate-papo!

UNISAGRADO: Qual a importância de realizar este encontro com os estudantes?

Reitora Profª. Dra. Irmã Vânia: Sem a necessária capacidade de escuta, não se tem como progredir na reflexão. Hoje estamos saturados de tantas informações e, muitas vezes, falta o desenvolvimento do pensamento crítico, da lógica e argumentação. Aproximar as lideranças jovens é sim reconhecer que estou diante de uma pessoa, ou no nosso caso, 5.000 pessoas! Imagine que o espaço de sala de aula, de ensino, de pesquisa e extensão já demandam um bom tempo, mas considero esses encontros mensais com as lideranças jovens do UNISAGRADO um ganho para todos. Estou contente de poder me aproximar de cada um! Afinal, vocês sabem que acredito e me empenho para uma gestão humanizada, esse é um valor que trago como pessoa, como religiosa e como Reitora dessa Instituição.

UNISAGRADO: Qual foi o tema debatido neste primeiro encontro?

Reitora Profª. Dra. Irmã Vânia: Depois de escutar os nossos estudantes, adiantei um projeto que tínhamos para início em agosto do corrente ano. Nosso primeiro encontro abordou o tema: Liderança Jovem. Partimos do princípio da centralidade da pessoa em todo o processo, da consciência que ela é dotada de potencialidades e fragilidades, que tem uma história de vida, que pode fazer escolhas e assumir as consequências das mesmas, e, por fim, de forma dinâmica, trabalhando com “cubos mágicos”, percebemos que são diversos os pontos de vista, que cada pessoa tem uma parcela ou fagulha da verdade, mas não é a verdade em si mesma. Posso dizer a vocês que foi um encontro bastante feliz e com inúmeras possibilidades de novas experiências e aprendizagens conjuntas. Acredito no melhor que tem em cada pessoa, o desafio é descobri-lo!

UNISAGRADO: Qual a importância deste projeto?

Reitora Profª. Dra. Irmã Vânia: Esse é um momento singular de escuta, de exercício do diálogo, de reflexão da vida e de possibilidade de trilharmos um caminho que perpassa o acadêmico. Os desafios desse mundo são tremendos e, me preocupo com a falta de bons líderes que de fato, podem realizar uma transformação social. Aposto energia e tempo na formação de nossos estudantes. Sei e confio que eles podem fazer a diferença! Precisamos aprender que somos companheiros de caminhada e que temos um papel muito importante por termos a oportunidade de, num país como o Brasil, chegarmos ao Ensino Superior. É nosso dever não fechar os olhos diante de tantas pobrezas, preconceitos e desigualdades.

UNISAGRADO: Quais os próximos passos para os futuros encontros?

Reitora Profª. Dra. Irmã Vânia:  Tenho uma proposta de continuidade para o desenvolvimento de lideranças juvenis. Mas, fiz o desafio que eles me ajudassem nessa jornada. Aguardarei até o final deste mês de junho de 2022, sugestões de temas e ideias para os nossos encontros mensais. Os interessados poderão enviar para o e-mail: reitoria@unisagrado.edu.br ou ouvidoria@unisagrado.edu.br

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12667-com-o-tema-lideranca-jovem-estudantes-partic.html
Tags: UNISAGRADO, Reitoria, Estudantes, Liderança