I Hackathon Engenharias desenvolve projetos para o bairro Jardim Manchester

A primeira edição do evento reuniu cerca de 175 participantes, com a temática de resolução de problemas de infraestrutura municipal

Durante os dias 10 a 18 de maio, o UNISAGRADO realizou a primeira edição do Hackathon Engenharias, voltado aos estudantes do primeiro ano dos cursos das Engenharias: Agronômica, Civil, Elétrica, Produção, Mecânica e Química.  O evento desafiou os estudantes a resolver problemas de infraestrutura, relacionado a água potável e saneamento no bairro Manchester, na cidade de Bauru.  Ao todo foram 22 equipes formadas, totalizando cerca de 175 participantes, de pelo menos quatro cursos em cada equipe, valorizando a integração entre os estudantes

De acordo com a Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi, o bairro foi escolhido para a ação do Dia C e desta forma os estudantes puderam ter contato com a realidade do local e assim, pensar em propostas de soluções dos problemas locais. Ao fim do evento, as equipes “Manchester, o ponto inicial”, “Centro Comunitário do Manchester” e “CCM - Centro Comunitário Manchester” ficaram respectivamente com a primeira, segunda e terceira posição na classificação.

Para a representante do grupo vencedor, a estudante Giovanna de Jesus Ferreira, as diferentes habilidades que cada integrante possuía fizeram a diferença no desenvolvimento do trabalho, agregando em uma experiência importantíssima aos participantes. “‘Os docentes nos auxiliaram muito bem em todas as nossas dúvidas, sem contar que entrei em contato com a empresa Isofaber e eles nos apoiaram”, pontua.

Ela relata que o projeto desenvolvido teve o objetivo de gerar o conforto da comunidade, oferecendo um lar com uma estrutura mais adequada. “O projeto que desenvolvemos foi de levantar casa de argamassa armada de material isolante, na qual estipulamos uma base de 45m2 para melhor conforto da comunidade de Manchester”, afirma. Ela conta que este modelo estrutural tem maior resistência que a casa de alvenaria, pois não mofa, não gera rachaduras e é antirruído. “O material também é mais viável em condições financeiras, por sua resistência e também por ser um excelente isolante térmico”, destaca Ferreira.

A representante do grupo que alcançou o segundo lugar, a estudante Daniela Mayumi Saes, conta que seu grupo conseguiu desenvolver um projeto de altíssimo nível, trazendo aos integrantes um sentimento de realização e gratidão, além de dever cumprido. “Agregou muito, principalmente por acreditar que nada é impossível. Subir no palco com várias pessoas te olhando é muito difícil, mas no final deu tudo certo e conseguimos o segundo lugar! Aprendi também que uma Engenharia depende da outra e que o trabalho em equipe é de extrema importância para conseguirmos atingir um objetivo!”, comenta.

Ela conta que o projeto de seu grupo foi a construção de um centro comunitário que pudesse atender toda a comunidade do Manchester. “Tendo incluso atividades de: Reciclagem, compostagem, reutilização do óleo usado de cozinha para produção de sabão, uma horta para consumo próprio e oportunidade de renda, assim como todas as outras atividades, e também a construção de uma quadra, para atividades de lazer, tendo em vista que eles não tem nenhum local para lazer!”, conclui.

Confira as equipes vencedoras:

1º Lugar - MANCHESTER o ponto inicial

Israel Martins
Larissa Beatriz Letra
Luiz Felipe Grijio

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12662-i-hackathon-engenharias-desenvolve-projetos-.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharias, Hackaton, Jardim Manchester