Exercita UNISAGRADO mobiliza mais de 3.000 pessoas

O evento visou a conscientização da importância da prática de exercícios físicos para uma vida saudável

Nos dias 19, 20, 24 e 25 de maio, os estudantes do curso de Fisioterapia, promoveram um evento no câmpus do UNISAGRADO visando a prática de exercícios físicos e a conscientização sobre a prevenção de doenças cardiorrespiratórias e cardiovasculares. Os encontros foram realizados antes do início das aulas e no horário do intervalo com os frequentadores do câmpus e também em alguns momentos durante as aulas. Os estudantes foram acompanhados pelos docentes organizadores, Prof. Dr. Bruno Martinelli e Prof.ª Dr.ª Nise Ribeiro Marques, a partir das disciplinas de Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória; e Cinesioterapia e mobilizaram mais de 3.000 pessoas na ação.

O principal objetivo dessas ações foi promover o exercício físico como estratégia para adoção de uma vida saudável e prevenção de doenças cardiovasculares, pontua a docente Profª Dra. Nise Marques. “Sabemos que o sedentarismo é umas das principais causas de desenvolvimento de doenças do coração, de ossos, articulações e músculos. Por isso, mesmo na população universitária, que consiste em um público jovem, a conscientização sobre a importância de manter uma rotina de exercícios é importantíssima”, afirma.

A docente afirma que a ação foi muito importante, principalmente para os estudantes responsáveis pelas atividades, que ficaram impedidos de realizar as disciplinas práticas por um tempo devido o período pandêmico. “A experiência foi muito positiva! Tivemos um ótimo feedback deles sobre a atividade! Entre os principais relatos que ouvimos dos estudantes foi que a ação ajuda a desenvolver a capacidade de falar em público e saber como expor para a população, que não é da área, a importância da prática de exercícios. Além disso, os alunos ficaram muito animados com o contato com estudantes de outros cursos!”, destaca.

Para o Prof. Dr. Bruno Martinelli, a importância da realização dessas ações também se dá pelo aspecto educacional e social, onde o estudante precisa estudar e se preparar para o desenvolvimento da ação. “Neste sentido, o conhecimento adquirido deve ser disseminado, assim, os estudantes vão ao encontro da comunidade para orientar e esclarecer sobre os temas estudados. Na ação atual, os temas propostos foram apresentados de forma educativa, elencando os mecanismos das doenças, sinais e sintomas, formas de tratamento e prevenção”, pontua.

Ele conclui relatando que eventos como este também são úteis para conscientizar os estudantes a respeito de seus próprios hábitos prejudiciais à saúde. “É muito comum vermos os estudantes consumindo alimentos gordurosos, industrializados, bebidas alcóolicas e cigarro. Desta forma, pretendemos alertar e conscientizá-los sobre os benefícios de uma vida saudável. Por outro lado, os estudantes que participaram ativamente dessas atividades tiveram a oportunidade de constatar a realidade, reforçar os conteúdos vistos e aprendidos em sala de aula e contribuir com a saúde humana”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12657-exercita-unisagrado-mobiliza-mais-de-3000-pe.html
Tags: UNISAGRADO, Fisioterapia, Exercícios Físicos, Vida Saudável