UNISAGRADO inaugura áreas experimentais de produção vegetal no câmpus

Os locais complementarão as atividades da Fazenda Experimental e são destinados ao cultivo de frutíferas, agricultura e horticultura

No mês de maio, o UNISAGRADO inaugurou três áreas experimentais em seu câmpus: “Áreas de Produção Vegetal I, II e III” que complementarão as atividades práticas desenvolvidas na Fazenda Experimental da Instituição. Os locais serão destinados ao cultivo de frutíferas, agricultura e horticultura, respectivamente, e estão localizadas no Bloco L, adjacentes ao estacionamento e à quadra de esportes.

Os cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, sob orientação dos docentes, Prof.ª Dr.ª Érika Cristina Souza da Silva Correa e Prof. Dr. Norival Agnelli realizaram também neste mês, atividades práticas nestes novos ambientes, visando o aprimoramento do conhecimento adquirido em sala de aula.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Érika Cristina Souza da Silva Correa, a inauguração das áreas se deu a partir da implantação de um pomar didático conduzido pelos estudantes do Curso de Engenharia Agronômica. “Os estudantes desenvolveram o projeto para implantação arbórea tomando todas as decisões referentes às culturas que seriam instaladas, o espaçamento, a adubação, o sistema de irrigação, entre outras medidas agronômicas”, afirma.

A docente destaca que a inauguração das novas áreas localizadas dentro do câmpus é uma forma de permitir que mais estudantes participem de atividades práticas, tendo em vista que grande parte reside em outras cidades ou não conseguem participar das aulas diurnas aos sábados. “Analisando essa problemática, o UNISAGRADO disponibilizou esses espaços dentro do Câmpus”, pontua.

Já o curso de Engenharia Civil convidou a empresa Bauru Sondagem para realizar uma aula de sondagem no solo do local, conforme conta o Prof. Dr. Norival Agnelli. “Para realizar este serviço, a empresa montou no local o equipamento apropriado para a realização da sondagem, constituído de um tripé, uma roldana, corda, motor, hastes metálicas e acessório de avanço e amostragem. Todos esses equipamentos acessórios atendem as exigências da NBR6484 da ABNT”, pontua o docente.

Agnelli relata que no local foi instalada uma lousa quadriculada que serviu para registro da metodologia e dos resultados do ensaio. No transcorrer da atividade foi feito um furo de sondagem no terreno, com amostragem do solo, metro a metro, até à profundidade de 5 metros e retiradas amostras para análise. “As amostras desse solo foram devidamente embaladas e identificadas em sacos plásticos apropriados e deixadas no laboratório de Mecânica dos Solos do UNISAGRADO para posterior análise granulométrica e de teor de umidade”, complementa.

O docente finaliza ressaltando que a aula agregou o conhecimento prático de como se deve realizar uma sondagem do solo, seguindo as especificações tratadas na NBR 6484 da ABNT e reforçou os conhecimentos teóricos sobre o assunto. Além disso, a participação dos estudantes foi excelente, pois se mantiveram proativos o tempo todo, questionando os procedimentos da realização do ensaio, a cada etapa, e anotando as informações que resultaram em relatório final.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12656-unisagrado-inaugura-areas-experimentais-de-p.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Áreas Experimentais, Fazenda Experimental