Momentos de adoração e fé marcam Retiro Espiritual Universitário

Encontro contou com reflexões espirituais e reuniu estudantes que receberão os sacramentos cristãos

No último sábado (21), a Pastoral Universitária do UNISAGRADO (PdU) realizou um retiro espiritual com as catequizandas e estudantes Bruna da Silva Morais e Nayara Barbosa, e a egressa Nathalia Karine Gonçalves, que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). O encontro foi organizado no período da manhã e contou com momentos de oração, partilha e reflexão conduzidos pela Irmã Fátima Carvalho.

O coordenador de Pastoral Universitária Luis Fabiano dos Santos Barbosa conta que a programação do retiro iniciou com a acolhida e um café; seguidos de uma oração de abertura; e reflexões com os temas de partilha da vida, deserto e oração pessoal, partilha da experiência oracional e conclusão com uma oração mariana. “A proposta foi de promover uma experiência de oração e recolhimento à luz da perspectiva comunitária, tão característica da fé cristã”, pontua.

A oração de abertura, de acordo com o coordenador, foi realizada na tônica da "espiritualidade ecológica", promovendo o encontro profundo com Deus mediante a afetiva e contemplativa proximidade com a criação (jardins, árvores, céu aberto, pássaros etc.). “O processo de iniciação à vida cristã que passa pela prática catequética (ensino) não pode reduzir-se a ela. Além da assimilação e aprofundamento da fé pelo ensino catequético, é fundamental uma significativa experiência mistagógica, isto é, introdução celebrativa aos mistérios da fé cristã. O retiro espiritual é a melhor modalidade prática para se viver a mistagogia”, finaliza.

Para a estudante e catequizanda Dayane Barbosa, participar do retiro foi uma experiência maravilhosa. “Foi muito singular, diferente de tudo que eu já havia vivido anteriormente, foram inúmeros momentos em que sentimos a presença de Deus em uma troca muito valiosa para todos nós. Só tenho a agradecer, foi muito bom estar na Instituição que é tão importante para mim e conseguir contemplar os espaços de uma maneira espiritual”, finaliza.

Catequese de Jovens e Adultos

A Pastoral do UNISAGRADO está com inscrições abertas para a catequese de Jovens e Adultos podendo participar colaboradores, professores, estudantes ou a comunidade externa, com mais de 17 anos e que não tenham recebido algum dos sacramentos (Batismo, Eucaristia e Crisma). O acompanhamento catequético será pesonalizado e semanal (até 40 minutos por encontro), portanto, cada interessado poderá sugerir o melhor dia (de segunda a sábado) e horário para a realização dos encontros. O local dos encontros será na sala de Pastoral, localizada no Bloco F.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio clicando neste link. A catequese terá início na primeira semana de junho de 2022.

Ações da Pastoral

A Pastoral Universitária desenvolve atividades no campus com o objetivo principal de realizar a missão da Igreja no contexto universitário. Estudantes, professsores, colaboradores e comunidade externa podem participar das ações promovidas. Confira a programação completa das atividades clicando aqui!

Serviço
Dúvidas e mais informações na Pastoral pelo telefone: (14) 2107-7208 ou e-mail pastoral@unisagrado.edu.br

“É fiel o Deus que vos chamou à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.” (1Cor 1,9)

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12650-momentos-de-adoracao-e-fe-marcam-retiro-espi.html