Estudantes realizam arborização do estacionamento do UNISAGRADO

A ação foi conduzida pelo projeto Flora Urbana em parceria com o projeto Reger e o curso de Engenharia Agronômica

Os estudantes do curso de Engenharia Agronômica e dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Enfermagem e Nutrição integrantes dos Projetos de Extensão “Flora Urbana” e “Reger” realizaram a arborização do estacionamento do Bloco L do UNISAGRADO. A ação faz parte dos objetivos do Projeto Flora Urbana, sob coordenação do Prof. Dr. Edvaldo José Scoton que tem como parceiros o Projeto Reger, coordenado pela Profa. Dra. Beatriz Antoniassi e o Curso de Engenharia Agronômica, sob orientação da Profa. Dra. Érika Cristina Souza da Silva Correia.

Os estudantes conduziram toda a ação, realizando a demarcação da área, abertura dos berços (covas) para inserção das mudas florestais, adubação do solo, plantio, tutoramento e irrigação das espécies arbóreas. Foram plantadas mudas de ipê-amarelo (Tabebuia alba), ipê-branco (Tabebuia roseoalba), ipê-rosa (Tabebuia impetiginosa), resedá (Lagerstroemia indica) e jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia).

A Profª Dra. Erika conta que, em decorrência do corte das árvores laterais para a ampliação da rodovia ao lado da Instituição, viu-se a necessidade de compensá-las por meio do plantio de novas árvores. “A escolha da área foi justificada devido à ausência de espécies arbóreas no estacionamento, portanto, pensando na qualidade do ar, na infiltração da água, no conforto térmico, na proteção dos carros que ali são estacionados, na agregação ao paisagismo do UNISAGRADO, entre outros fatores”, destaca a docente.

A docente ressalta que a arborização apresenta muitos benefícios, como a manutenção da estabilidade microclimática, o conforto térmico associado à umidade do ar e à sombra, a melhoria da qualidade do ar e da infiltração da água no solo, evitando erosões associadas ao escoamento superficial das águas das chuvas, a redução da poluição.

Além do trabalho de conscientização ambiental, o projeto também foi importante pelas atividades práticas executadas pelos discentes. “A arborização faz parte das diretrizes de disciplinas como Ciência e Gestão Ambiental e Paisagismo: Princípios e Aplicações. É importante ressaltar que a temática sustentabilidade é multidisciplinar e está presente na matriz de todos os cursos de Graduação do UNISAGRADO”, pontua.

Compostagem

Na arborização do estacionamento do Bloco L foi utilizado o adubo fornecido pelo novo pátio de compostagem do Projeto Reger localizado no mesmo local. O adubo é produzido por meio de um processo natural em que os micro-organismos realizam a degradação da matéria orgânica, fornecendo um produto rico em nutrientes e muito fértil. "Na nossa Instituição praticamos a compostagem aeróbica, utilizando os resíduos orgânicos gerados nos Laboratórios de Nutrição, Gastronomia e nos setores internos (como restos de cascas, frutas, pó de café, saquinhos de chá) para geração de adubo", afirma a Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais e coordenadora do Reger, Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi. O composto produzido pelos estudantes do Projeto de Extensão foi utilizado para a etapa de adubação das mudas de árvores plantadas no estacionamento.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12640-estudantes-realizam-arborizacao-do-estaciona.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharia Agronômica, Reger, Flora Urbana, Arborização