Projeto de extensão ministra capacitação sobre audiodescrição nas escolas

A atividade foi destinada aos docentes da escola municipal Nacilda de Campos, sob supervisão da Profª. Dra. Leila Felipini

Na última segunda-feira (16) e no dia 09 de maio, o projeto de extensão "Tradução e Acessibilidade no Audiovisual" promoveu a capacitação "Audiodescrição como recurso de acessibilidade na escola", para os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nacilda de Campos, localizada no Jardim TV. A capacitação foi desenvolvida durante o horário de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo dos professores (ATPC).

No total, 20 docentes participaram da capacitação, que foi organizada pela diretora da escola, Profª. Érika Cristina Beu Leandro em parceria com a Profa. Dra. Leila Maria Gumushian Felipini, coordenadora do projeto de extensão "Tradução e Acessibilidade no Audiovisual" do UNISAGRADO.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que auxilia o indivíduo com deficiência visual a compreender as informações visuais transformando-as em sonoras, contribuindo de maneira importantíssima para a inclusão social e escolar.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Profa. Dra. Leila Felipini, a escola, tratando-se de um espaço de construção de saberes e de formação de cidadãos, precisa oferecer a seus docentes momentos de formação e capacitação em recursos de acessibilidade. "No caso da audiodescrição, em específico, os professores precisam ser capazes de realizar uma leitura das imagens apresentadas nos livros didáticos, por exemplo, que são repletos de fotografias, charges, gráficos, tabelas, mapas, tirinhas e histórias em quadrinhos", afirma.

Para o Professor de Língua Portuguesa da Escola Municipal Vinícius Gustavo Pinheiro Guimarães, o projeto do UNISAGRADO abordou o tema de maneira excepcional, os auxiliando a entender e compreender ainda mais a importância da audiodescrição. "O assunto do curso é sensacional. Vocês nos deram um panorama excelente! Depois que vocês saíram, comentamos sobre a importância e a necessidade de aprendermos mais sobre a audiodescrição", destaca o docente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12637-projeto-de-extensao-ministra-capacitacao-sob.html
Tags: UNISAGRADO, Projetos de Extensão, Acessibilidade, Tradução, Audiovisual