IV Hack@Day reuniu mais de 90 estudantes em 50 horas de evento

As propostas apresentadas relacionaram a educação e os direitos da mulher mediados pela tecnologia

Na foto, a equipe que alcançou o primeiro lugar na quarta edição do Hack@day, com o tema "Acolhe Mulher"

O UNISAGRADO promoveu no mês de abril o IV Hack@day, evento produzido no formato hackathon, ou seja, uma maratona em que os participantes se organizam em equipes e desenvolvem uma solução para um dos desafios propostos. Este ano, a temática da quarta edição do evento abordou a relação entre educação e os direitos da mulher ambos mediados pela tecnologia. A quarta edição do evento contou com mais de 50 horas de duração e foi organizada pelos docentes Prof.ª M.ª Mariana Dias de Almeida, Prof.ª Dra.Mariana Menin Gazola e Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti.

Mais de 90 estudantes dos cursos de Administração, Biomedicina, Ciência da Computação, Design, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, História, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais participaram do evento, e nove equipes foram formadas para o desenvolvimento das propostas. Participaram da apresentação das propostas: a representante da Líderes Jr., Maria Eduarda Scarp; a Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi Tavares; o representante da Sandwich Valley, Josué Kenji Kochi; o representante TV Tem, Gabriel Henrique Candido da Silva e a Dra. Rosana Gonçales Rocha.

Para o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e um dos responsáveis pelo evento, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti, um dos benefícios do Hack@Day é promover a integração entre os estudantes para que eles desenvolvam, de forma inter e multidisciplinar, soluções para problemas que se apresentam em nossa sociedade. "O evento é um momento de integração e construção de um trabalho de forma interdisciplinar, requisitos esses que são fundamentais no mercado de trabalho atual e que possibilitam ao participante uma vivência diferenciada na formação universitária", pontua.

Atividades e eventos como Hack@Day são uma realidade no UNISAGRADO que busca promover metodologias de ensino ativas nas disciplinas e a cada aula, utilizando experiências reais ou simuladas, visando resolver os desafios da prática social ou profissional em diferentes contextos. Nesse modelo, o estudante torna-se protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento. "A dinâmica do evento no formato maratona tem como foco colocar o estudante como protagonista em todo o processo e permite eles articularem os conhecimentos, em conjunto com os demais participantes, para desenvolver a solução de acordo com o pensamento da equipe", afirma Brumatti.

Confira as equipes vencedoras do IV Hack@day:

1° lugar

Grupo Acolhe Mulher

Alice Vitória Machado Moura (Relações internacionais)

Ariel Kasuya Ribeiro Saito (História)

Jean Carlos Rosetti Vicente (Engenharia de Produção)

Jonas de Oliveira Brito (História)

Karem Soares de Moraes Contó (Engenharia Civil)

Luana Teruel Sevilhano (Relações Internacionais)

2º lugar

Grupo Beta

Beatriz Katzaroff Starling (Fisioterapia)