Excelência comprovada: curso de Artes é nota máxima no MEC

Resultado é consequência do trabalho coletivo da comunidade acadêmica

O UNISAGRADO obteve a nota máxima (5) para o curso de Artes em uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Após a conquista no mês passado da nota máxima pelo curso de Engenharia Elétrica, a nota do curso de Artes reforça o resultado comprovado da qualidade e da referência da Instituição em um ensino de excelência.

Para alcançar a maior nota (5) no Conceito de Curso - CC, em uma escala que vai de 0 a 5, o UNISAGRADO foi avaliado em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura - com mais de cinquenta itens de análise. A nota cinco é composta pela junção dessas três dimensões, o que significa que o curso de Artes atende de forma exemplar a todos os requisitos para a nota máxima. O cálculo utilizado para obter o conceito considera os seguintes pesos atribuídos às estas dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica - peso 30, corpo docente - peso 40 e infraestrutura - peso 30.

Para a Reitora, Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, a nota 5 é motivo de louvor e reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por toda a equipe, que está sempre pronta a propiciar aos estudantes uma formação integral capaz de ajudá-los a produzirem, pesquisarem e serem críticos, atuando de forma comprometida, justa, sensível e competente na sociedade. "Esta conquista é sinônimo de muita dedicação e competência de nossa coordenação de curso e docentes em parceria com o comprometimento de nossos estudantes. É o resultado que almejamos de um trabalho árduo e feito com muito amor em cada dia na história do UNISAGRADO. As disciplinas contam com o embasamento teórico e a experiência prática do campo, como dança, música, teatro e artes visuais", destaca.

A Pró-Reitora Acadêmica, Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques afirma que a importância desta conquista se dá pela validação do trabalho de toda a gestão, corpo docente, funcionários e estudantes que também participaram da avaliação. "Para a Instituição, é uma evidência da qualidade dos nossos processos educativos. Esse conceito é resultado do nosso trabalho sério e dedicado, que cumpre as legislações e todas as exigências do MEC. Mas, também, porque nós temos o nosso diferencial! Não basta cumprir as exigências, nós trabalhamos com os nossos estudantes toda a nossa missão e os nossos valores Institucionais, o que contribui para este resultado. Além de uma equipe maravilhosa: a Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi; a coordenadora do curso de Artes, Prof.ª Ma. Valéria Biondo; os docentes que são brilhantes diariamente e os estudantes que sempre estudam e se empenham. É uma somatória, da gestão da IES que faz todo o necessário para manter a qualidade do ensino", ressalta Marques.

A coordenadora do curso de Artes, Prof.ª Ma. Valéria Biondo, também reitera que o sucesso na avaliação do curso de Artes é o reconhecimento de todo um trabalho completo que é realizado pelo UNISAGRADO. "O curso de Artes ter sido reconhecido com a nota cinco pelos avaliadores do MEC coroa o trabalho sério, dedicado e cuidadoso de toda uma equipe, e, principalmente, pelos estudantes maravilhosos que alimentam o curso com muito estudo, talento e vibração, e acima de tudo muito amor pela Arte, que dá sentido e humaniza um mundo que precisa demais de beleza e sensibilidade. Além disso, é uma nota que destaca a vocação do UNISAGRADO na formação de professores. Esse cinco ecoa o trabalho de todas as nossas licenciaturas, sem exceção! E nos dá mais estímulo ainda para continuar nosso trabalho, procurando sempre a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão", afirma a coordenadora.

Dentre os pontos principais que contribuíram para a nota máxima, pensando em cada dimensão avaliada, ela destaca que o curso de Artes se pauta nas orientações da Base Nacional Comum Curricular, com a integração das linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Teatro e a Música, aliando sempre teoria e prática.

Biondo ressalta que outro aspecto de grande importância é o corpo docente completo formado por mestres e doutores, com professores de disciplinas específicas que são também artistas em suas respectivas linguagens, enfatizando o perfil de artistas-educadores. "E também, o UNISAGRADO oferece excelentes condições de estudo. Cada linguagem artística tem seu laboratório especializado para atividades práticas, inúmeros laboratórios de informática e uma biblioteca com rico e atualizado acervo na área, aspectos diretamente destacados pelos avaliadores", finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12623-excelencia-comprovada-curso-de-artes-e-nota-.html
Tags: UNISAGRADO, Artes, MEC, Nota máxima, Excelência, Ensino