Evento no UNISAGRADO celebra o Dia dos Povos Indígenas

Diversidade e resgate do significado cultural, reconhecimento e valorização das sociedades indígenas foram alguns dos tópicos do encontro

Em abril, o UNISAGRADO realizou através da disciplina extensionista de Antropologia o evento "Protagonismo Indígena", em celebração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). O encontro foi ministrado pelo Prof. Me. Márcio Oliveira de Castro Coelho, professor, pesquisador e indigenista, especializado no estudo dos povos indígenas. O evento foi organizado pelos docentes Prof. Dr. Antônio Walter Ribeiro de Barros Junior, Prof. Me. Danilo Andreatta e Prof. Esp. Sebastião Clementino da Silva.

De acordo com o Prof. Dr. Antônio Walter Ribeiro de Barros Junior além do objetivo de celebrar o dia dos povos indígenas, o encontro teve o objetivo de resgatar o significado cultural das etnias indígenas e ressaltar a importância da Lei 11.645/2008 sobre a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, no ensino básico. Participaram do momento, estudantes dos cursos de História, Letras, Letras-Tradutor, Pedagogia, Psicologia e Relações Internacionais.

O docente pontua que o diálogo é uma forma de implementar práticas que educam sobre a diversidade cultural, assim como valorizar as sociedades indígenas brasileiras. "É necessário reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma dessas sociedades indígenas, compreender suas línguas e suas formas tradicionais de organização social, de ocupação do espaço geográfico e de uso dos recursos naturais. Isto significa respeitar os direitos especiais de cada uma dessas sociedades e buscar a troca de experiências e valores, por meio de um intercâmbio cultural, com as diferentes etnias que constituem os povos indígenas", conta.

Para Antônio Walter, abordar temáticas como a que foi apresentada no evento, dentro do ambiente acadêmico, é muito importante, pois é a partir desse conhecimento que se educa para a cidadania, para a convivência e para a tolerância. "Falar da Cultura dos Povos Indígenas é imprescindível para abordar a importância da cultura, educação e participação dos povos indígenas nos processos históricos nos quais estiveram inseridos, reconhecendo seu protagonismo e sua atuação. Atualmente, os povos indígenas têm sistematizado atuações políticas, educacionais e sociais por meio de instrumentos recorrentes entre os não índios, sem abandonar suas práticas milenares. Dessa forma, os movimentos indígenas atuam de modo amplo, pautando demandas e alcançando conquistas. Para tanto, a Educação é um tópico importante e essencial", finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12619-evento-no-unisagrado-celebra-o-dia-dos-povos.html
Tags: UNISAGRADO, Antropologia, Protagonismo Indígena, Povos indígenas