Egresso da Graduação e Pós-Graduação desenvolve software de legendas para surdos

Produzido durante o Mestrado, o projeto de Felipe Rodrigues visa oferecer suporte individual e promover a acessibilidade para deficientes auditivos

O egresso do curso de Publicidade e Propaganda e da Pós em Marketing Digital do UNISAGRADO, Felipe Rodolfo Domingues da Silva, desenvolveu, durante o curso de Mestrado em "Mídia e Tecnologia" da Universidade Estadual Paulista (Unesp), um software auxiliar individual para computadores que tem o intuito de auxiliar a população surda na legendagem, semelhante à como ocorre na audiodescrição para deficientes visuais. O projeto foi denominado “Interface de Suporte à Acessibilidade” (ISA).

Felipe conta que o programa funciona como uma espécie de closed caption individual que são as legendas ocultas que aparecem nos programas de televisão. As legendas passaram a ser obrigatórias na televisão aberta no Brasil a partir de 2010, com o objetivo de auxiliar a população surda a consumir a programação televisiva daquele canal. "Hoje no Brasil, segundo a pesquisa "Raios-X da surdez no Brasil" de 2019, temos cerca de 11 milhões de pessoas com deficiência auditiva severa, o que significa que eles possuem no máximo 20% da audição" afirma o egresso.

Para o pesquisador, o foco do projeto foi criar uma ferramenta acessível que também poderá ser utilizada em produtos audiovisuais independentes, como as lives e streams, sendo possível a integração com as ferramentas de vídeo streaming atuais. “O funcionamento se dá apenas pela abertura do software. A partir daí, o mesmo já identifica os sons provenientes da saída de áudio (fones de ouvido ou alto falantes externos) e também do microfone (visando a utilização em lives e outros produtos áudio visuais semelhantes), faz a conversão do áudio e apresenta o resultado na tela através de uma janela. Todo esse processo é efetuado em frações de segundo, por isso o consideramos um transcritor de áudio para texto, em tempo real”, pontua.

Ele ressalta que a ideia de trabalhar com a temática do projeto surgiu após uma conversa com sua esposa, que possui o curso de interpretação em LIBRAS, assim, o nome do software "ISA" foi dado em sua homenagem. "Eu sempre me incomodei com o atraso que existe entre o que está sendo apresentado na legenda e o que realmente está sendo transmitido em imagens. O intuito no início era desenvolver algo em LIBRAS, mas conversando com meu orientador, vimos essa lacuna que poderia ser explorada e decidimos seguir em frente com o projeto para surdos", destaca.

Felipe conclui afirmando que toda a experiência no UNISAGRADO foi fundamental para a sua trajetória acadêmica e futuro profissional. "Como sabemos toda caminhada se inicia de um primeiro passo, e o UNISAGRADO foi o meu. É clichê dizer que ela foi essencial para modelar o profissional e acadêmico que sou hoje, mas essa é a realidade. Durante essa caminhada alicerçada pelo conhecimento e incentivo que sempre recebi no UNISAGRADO, me deparei com inúmeras situações as quais só consegui superar pela experiência obtida em minha Graduação e Pós-Graduação no UNISAGRADO", conta.

A gratidão do estudante também se estende à todos os docentes que estiveram presentes em suas formações. "Sempre me incentivaram, apoiaram e ajudaram, levo até hoje a amizade de todos, além de toda a admiração que tenho por eles. Por sinal, mais uma vez eles me ajudaram a superar uma etapa, pois por questões institucionais, eu precisava nomear dois acadêmicos doutores de uma instituição externa a que eu estava fazendo o mestrado, na hora me vieram a cabeça os Prof. Dr. Vitor Brumatti e Profa. Dra. Nirave Caram, os quais me orientaram enquanto aluno da UNISAGRADO e eles prontamente aceitaram. Deixo minha imensa gratidão não só a eles, mas a todo o corpo docente da UNISAGRADO pelo apoio e incentivo de sempre!", finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12598-egresso-da-graduacao-e-pos-graduacao-desenvo.html
Tags: UNISAGRADO, Publicidade e Propaganda, Egresso, Acessibilidade, Projeto de Mestrado