Egresso de Odontologia é premiado por pesquisa para restauração do nervo facial

Estudo realizado a partir do selante à base de veneno de cobra e sangue de búfalo, torna o procedimento de reparo mais acessível

O egresso do curso de Odontologia Cleuber Rodrigo de Souza Bueno, conquistou a menção honrosa no "Prêmio Pio Corrêa de Inovação em Ciências Farmacêuticas da Biodiversidade Brasileira" na categoria "Revelação", da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Para a premiação, foi submetido uma pesquisa que estuda o uso de cola cirúrgica à base de veneno de cobra e sangue de búfalo para o tratamento de reparos nos nervos faciais.

De acordo com dados do G1, há um procedimento padrão na Odontologia que é utilizado para estes reparos, as chamadas suturas - pontos para união do tecido – entretanto, é preciso utilizar nesta cirurgia um microscópio de alto custo. Já com o selante desenvolvido na pesquisa, o procedimento se torna mais simples e mais acessível, devido ao menor custo do mesmo. O estudo foi realizado na Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu.

Segundo entrevista do professor e orientador da pesquisa, Rogério Leone Buchaim, para o G1, este selante já era testado em outros nervos, mas ainda não havia sido utilizado para correção de lesões no rosto. “O selante é feito sem componentes humanos e previne a transmissão de doenças infecciosas, além de ser um bioproduto produzido com substâncias de fácil acesso. É o selante de fibrina único no mundo sem sangue humano e com propriedades hemostáticas, adesivas, selantes e de suporte célula”, pontua o professor (G1, 2022).

Para Cleuber Rodrigo de Souza Bueno, a importância da pesquisa se dá tanto para a população, quanto para os centros de pesquisas brasileiros. Ele conta que já pensava em atuar na área de pesquisa desde a Graduação. “Sempre achei interessante e o ponta pé inicial foi a participação no grupo de pesquisa GEIM - Grupo de Estudos da Interação Mioneural do UNISAGRADO. Além do apoio do Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Junior, o qual foi meu orientador de TCC e proporcionou a realização de três iniciações científicas nesta linha de pesquisa, a qual sigo até hoje no doutorado”, destaca.

Ele ressalta que, além dos grupos de estudos, os docentes e todo o suporte científico e apoio estrutural em pesquisa que foram oferecidos pelo UNISAGRADO foram fundamentais em sua jornada acadêmica. "Os professores propagam e nos norteiam no caminho da prática em saúde baseada em evidências científicas, como por exemplo, o Prof. Dr Hugo Nary Filho, referência nacional em cirurgia e implantodontia, orientador do meu Mestrado dentro da Instituição”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12587-egresso-de-odontologia-e-premiado-por-pesqui.html
Tags: UNISAGRADO, Odontologia, Egresso, Prêmio