Curso de Nutrição realiza ação em parceria com o Supermercado Confiança Max

O evento foi realizado com o objetivo de conscientizar sobre a educação alimentar e nutricional de clientes e funcionários, no dia da Saúde e da Nutrição

Em comemoração ao Dia da Saúde e da Nutrição, celebrado no dia 31 de março, estudantes e coordenação do curso de Nutrição realizaram uma ação de conscientização no Supermercado Confiança Max intitulado "Faça Melhores Escolhas". O objetivo do evento foi de promover a compreensão sobre a educação alimentar e nutricional, aos clientes e funcionários, através do ensino científico da leitura dos rótulos dos alimentos - assim, com o intuito de gerar autonomia alimentar e permitir a realização de melhores escolhas.

A realização do encontro também teve como meta proporcionar a reflexão sobre a indissociabilidade entre os temas da alimentação e da saúde, conforme afirma a coordenadora de Nutrição, Profª Ma. Mariane Rovero Costa. “O assunto escolhido para ação visa, justamente, ensinar a leitura dos rótulos dos alimentos, para que os consumidores se tornem protagonistas de suas escolhas alimentares, estando cientes dos impactos para sua saúde. Não havendo, portanto, melhor local para a realização da ação do que em um supermercado”, pontua Costa.

Para a docente, é crucial que a população tenha autonomia para realizar suas próprias escolhas alimentares, estando consciente sobre os produtos que consomem e as consequências para sua saúde. “Realizar atividades de educação alimentar e nutricional faz parte do cotidiano do nutricionista. A participação em eventos como este, é uma oportunidade para os estudantes aplicarem o conhecimento estudado em sala de aula, na prática”, conclui.

Silene Maldonado Galera faz parte do departamento de Marketing do Supermercado Confiança e pontua acerca da importância social da realização do evento. “É sempre importante informar as pessoas sobre os benefícios da alimentação e os impactos positivos e negativos em nossas vidas, sendo importantíssima a conscientização”, destaca.

As estudantes do curso de Nutrição, Alanys Roque Marchi e Julia Travain Sant Anna participaram do evento e relataram acerca de como foi a experiência na prática. Alanys Roque Marchi afirma que ter o contato com a população auxilia no aprimoramento do diálogo com a mesma sobre os conceitos aprendidos em aula. “Foi marcante o interesse da população em saber sobre a rotulagem de alimentos, tendo em vista que diversos indivíduos vieram até nós para se informar sobre o tema, possivelmente por ser algo corriqueiro na rotina durante as idas aos mercados”, ressalta Marchi.

Ela destaca também que é importante a realização de eventos como este para divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela Instituição à população, como os atendimentos nutricionais, além de permitir a disseminação de informações científicas e a desmistificação de informações errôneas.

Já a estudante Julia Travain Sant Anna conta que participar da ação foi de muito aprendizado para ela enquanto estudante, mas também, como futura profissional da área, promovendo a conscientização das pessoas, repassando os aprendizados do curso e realizando uma ação tão importante para a sociedade. “Foram inúmeros momentos marcantes, mas o mais satisfatório de tudo era o momento em que os ouvintes ficavam surpresos com algumas informações citadas por nós, pois não sabiam que aquela informação era verídica. Foi muito bom fazer parte deste evento”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12577-curso-de-nutricao-realiza-acao-em-parceria-c.html
Tags: UNISAGRADO, Nutrição, Saúde, Conscientização Alimentar