Educar, uma obra de amor: tema da Campanha da Fraternidade foi discutido em mesa-redonda

O evento aprofundou o debate sobre a Educação e seus desafios no contexto do Ensino Superior

Na noite da última quinta-feira (21), o UNISAGRADO realizou uma mesa-redonda para discussão acerca do tema da Campanha da Fraternidade 2022, que tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). O evento contou com a organização da equipe da Pastoral Universitária da Instituição e proporcionou momentos de debate e reflexão acerca da Educação e os desafios do ensino superior. Confira a transmissão na íntegra, clicando aqui.

O encontro teve início com a apresentação de um vídeo sobre o tema da Campanha da Fraternidade, e, após, foi realizada a abertura pelo Analista de Pastoral Rodrigo César Gonçalves. Gonçalves proferiu um minuto de silêncio em pedido pela paz mundial, em específico, em solidariedade às populações envolvidas na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Em seguida, propôs uma oração aos presentes e apresentou os representantes que compuseram a mesa-redonda, sendo eles: Prof. Me. Danilo Andreatta, Dom Rubens Sevilha - Bispo Diocesano de Bauru, Prof.ª Dra. Ir. Vânia Cristina de Oliveira - Reitora do UNISAGRADO, Prof.ª Dra. Juliana Vecheti Mantovani Cavalante, Prof. M.e Luís Fabiano dos Santos Barbosa - coordenador de Pastoral e Prof.ª M.ª Thelma Margarida de Moraes dos Santos.

O Coordenador de Extensão e Pastoral, Prof. M.e Luís Fabiano dos Santos Barbosa abriu a roda de conversa relatando a pauta a ser debatida entre os integrantes da mesa e o propósito da realização do evento. Em seguida, Dom Rubens Sevilha proferiu palavras sobre a temática da Educação e sobre o cenário atual de pós-pandemia. “Ninguém nasce por acaso ou por acidente, há um propósito, um porquê de estarmos nesse mundo, existe uma missão, que é ser bom, fazer o bem e, portanto, ser feliz”, pontuou Sevilha. Ele também deixou palavras de fé e esperança em relação aos recentes acontecimentos mundiais.

Durante o decorrer da programação, os demais integrantes da mesa-redonda trouxeram diversos debates relacionados à Educação. O Prof. Me. Danilo Andreatta propôs discussões sobre “Qual o papel da educação para minimizar os efeitos socioeconômicos exacerbados durante a pandemia?”, seguido pela Prof.ª M.ª Thelma Margarida de Moraes dos Santos que trouxe reflexões sobre o tema “Saúde Mental e seus reflexos na Educação”. Já a Prof.ª Dra. Juliana Vecheti Mantovani Cavalante falou sobre “Desafios e perspectivas da Educação Inclusiva”.

Finalizando as reflexões do evento, a Reitora do UNISAGRADO, Prof.ª Dra. Ir. Vânia Cristina de Oliveira também falou aos presentes sobre o tema da Campanha da Fraternidade, reforçando que, neste momento da história, marcado por fortes crises como a pandemia e a guerra na Ucrânia, educar realmente se torna um ato de esperança e uma obra de amor.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12564-educar-uma-obra-de-amor-tema-da-campanha-da-.html
Tags: UNISAGRADO, Campanha da Fraternidade, Pastoral, Educação