UNISAGRADO realizou encontro inaugural com estudantes dos Projetos de Extensão

O encontro teve como objetivo promover a acolhida aos discentes, além de apresentar a Extensão para os novos ingressantes nos projetos

O UNISAGRADO realizou, na última terça-feira (15), o encontro inaugural com os estudantes inscritos nos Projetos de Extensão do primeiro semestre de 2022. O evento teve o objetivo de acolher e recepcionar os estudantes, além de ressaltar a importância das atividades de Extensão no âmbito acadêmico, na vida profissional de cada indivíduo e na sociedade em geral. Participaram do momento de acolhimento aos discentes, a Reitora Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira e a Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes.

O Coordenador de Pastoral e Extensão, Prof. Me. Luís Fabiano dos Santos Barbosa destaca que, a Extensão (programas, projetos, cursos, ações etc.), na concepção universitária, é indissociável da relação com o Ensino e a Pesquisa, principalmente a partir da missão institucional do UNISAGRADO, que tem como foco a pessoa humana e sua formação integral. “Pela Extensão o estudante coloca o conhecimento adquirido (ensino) à disposição da sociedade. E nessa "extensão" do conhecimento científico, a própria instituição se enriquece no contato com as várias demandas sociais, encontrando nelas novas oportunidades de desenvolvimento acadêmico”, afirma o coordenador.

Para ele, a importância da realização da Aula Inaugural com os estudantes extensionistas, se dá pelo contato com cada profissional e com os setores, e pelo próprio acolhimento, que é fundamental para que cada estudante se autocompreenda como pessoa humana amada e respeitada.

A Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, afirma que acolher os estudantes é uma prática comum da Instituição. “Por meio da acolhida informamos sobre nossos objetivos, estratégias, portfólio de projetos e resultados alcançados em semestres anteriores. Além disso, também é um momento para ouvi-los, conhecer suas experiências, expectativas, sonhos e dúvidas. Esses momentos são fundamentais e auxiliam a IES na revisão de suas práticas e aperfeiçoamento dos processos”, destaca.

Aos estudantes inscritos nos projetos, Barbosa complementa que, para a experiência extensionista, seja nos projetos ou em outras atividades, é importante ter em mente a certeza de que a Extensão Universitária é e sempre será um autêntico aprendizado. “O contato com as várias demandas e realidades em diferentes setores da sociedade coloca o estudante numa situação de autêntica aprendizagem porque a teoria assimilada em sala de aula é desafiada a ser colocada em prática na superação de problemas reais. Trata-se de uma via de mão dupla. O estudante aprende resolvendo problemas reais. E a sociedade é beneficiada pela excelência acadêmica desses serviços. Todos ganham! E isso é que agrega valor ao currículo do estudante.”

A Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, finaliza relatando que o os Projetos de Extensão são um pilar importante na formação dos estudantes. “Por meio das práticas extensionistas nossos estudantes e docentes dialogam com os diferentes segmentos da sociedade e conhecedores das demandas reais existentes, propõem ações e intervenções na busca de soluções sustentáveis e éticas. O diálogo proposto permite a troca de saberes, as propostas são baseadas no conhecimento acadêmico-científico e também no conhecimento vindo da sociedade e das demandas trazidas”, ressalta Saes.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12562-unisagrado-realizou-encontro-inaugural-com-e.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Projetos, Programas