Egressa de Arquitetura e Urbanismo conquista vaga em Mestrado

Helena Costa foi aprovada na UNESP na Linha de Pesquisa: Teoria, História e Projeto

A egressa de Arquitetura e Urbanismo, Helena Sales Nogueira Costa, conquistou sua vaga para o Mestrado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), na linha de Pesquisa: Teoria, História e projeto, para ingresso no ano letivo de 2022. A pesquisa da estudante é vinculada à temática de “Patrimônio Cultural e Políticas Públicas” no campo da arqueologia industrial.

A pesquisadora relata que seu projeto propõe entender como os vestígios industriais de Bauru se resinificam e compõe a memória pública da cidade. “Os vestígios materiais de conjuntos industriais obsoletos, dificilmente possuem uma definição precisa de uso, atividade e/ou patrimônio, logo sofrem uma desconexão indenitária no espaço urbano. Mesmo assim, são lugares físicos que podem ter ligações afetivas entre a ruína e a memória coletiva”, afirma.

Helena destaca que o UNISAGRADO foi muito importante em sua trajetória de êxito, principalmente por conta dos programas acadêmicos instituídos, e pelo apoio incondicional dos docentes. “A Instituição me auxiliou com seus programas acadêmicos de Projetos de Extensão, Iniciação Científica e as Jornadas, que contribuíram de modo efetivo na minha aprovação na fase de avaliação de ‘Súmula Curricular’ no Mestrado. Minha orientadora de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, a Profa. Dra. Lilian Nakashima, foi essencial na minha admissão. Ela me encorajou a seguir a área acadêmica, suas aulas e orientações foram importantíssimas, pois ajudaram a descobrir a minha área de atuação. Sou muito grata por tudo!”, conta.

Alegria é o sentimento que a estudante descreve sobre sua conquista, aproveitando a oportunidade para deixar uma mensagem de incentivo a todos os graduandos que pretendem ingressar nos programas de Mestrado. “Aproveitem todas as oportunidades acadêmicas que o UNISAGRADO oferece. O Currículo Lattes é muito importante para a aprovação na primeira fase do Mestrado. Estudem bastante! Leiam muito, busquem referências, mantenham-se sempre atualizados e dediquem-se bem para preparação de um bom projeto de pesquisa”, finaliza.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª Ma. Tatiana Ribeiro de Carvalho afirma que a aprovação dos egressos em programas de Mestrado é a prova da excelência do ensino na Instituição.  “A aprovação dos nossos egressos no Mestrado significa que os conhecimentos, experiências e aprendizados vivenciados durante a Graduação aguçaram o interesse, a notabilidade e a paixão dos estudantes por este campo tão rico e essencial que é a Arquitetura e o Urbanismo. Isto reforça e perpetua a importância da atuação deste profissional na sociedade e assegura a construção de uma qualidade de vida melhor para as pessoas e da sociedade como um todo”, afirma.

Além da importância para o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO, a aprovação de egressos também ressalta o papel fundamental dos docentes, que promovem o desenvolvimento acadêmico e oferecem todo o apoio necessário aos estudantes. “A partir do conhecimento adquirido na Graduação, os estudantes acessam um movo universo que lhes abrirão portas e proporcionarão oportunidades de conhecimento e amadurecimento pessoal e profissional. Ao ingressar em uma universidade os estudantes tomarão ciência sobre eles mesmos, sobre o mundo, ajudando-os a decidirem onde pretendem atuar na construção de uma realidade melhor para a sociedade.  A Graduação não diz respeito unicamente ao conhecimento técnico, mas também oferece subsídios para a sua posição perante a sociedade e colabora para que os estudantes definam com maior clareza e afinco se querem atuar em escritórios, empreiteiras, serviço público, área acadêmica, etc.”, finaliza a coordenadora do curso.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12517-egressa-de-arquitetura-e-urbanismo-conquista.html
Tags: UNISAGRADO, Arquitetura e Urbanismo, Egressos, Mestrado