UNISAGRADO promoveu a 48ª Semana de Estudos do Corpo Docente

Promover a capacitação contínua dos docentes foi o principal objetivo do evento, que busca aprimorar a prática pedagógica no processo de ensino

Entre os dias 24 de janeiro a 11 de fevereiro o UNISAGRADO realizou a 48° Semana de Estudos do Corpo Docente (SECOD), com o tema “UNISAGRADO acolhe: Novos Tempos”. O evento tem como objetivo o aprimoramento de técnicas e práticas pedagógicas dos docentes, e ocorreu de forma híbrida, sendo realizado presencialmente na Instituição e também através da Plataforma Microsoft Teams.

Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e planejamento do semestre letivo, os encontros contaram com momentos de reflexão, palestras e também, capacitações. A programação deu início com a palestra “Novos tempos: a arte de recomeçar”, ministrada pela Reitora Prof.ª Dra. Ir. Vânia Cristina de Oliveira. Nos dias seguintes, foram abordados tópicos como: modalidades de ensino presentes no UNISAGRADO, disciplinas extensionistas, avaliações externas, além das inovações promovidas nos setores da Biblioteca e da Internacionalização. Também foram ministradas capacitações pedagógicas e tecnológicas, além de um momento de acolhimento aos docentes junto à Pastoral.

O evento contou com a organização da Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Profª. Dra. Beatriz Antoniassi Tavares, do Diretor da Área de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca, da Pró-Reitora Acadêmica, Prof. Dra. Eveline Ignacio Da Silva Marques e da Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Profª. Dra. Sandra de Oliveira Saes.

O diretor Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca conta um pouco sobre a escolha do tema do evento e do significado para o UNISAGRADO. “O tema remete ao recomeço nas nossas práticas de ensino-aprendizagem de maneira presencial, porém com novos olhares e possibilidades para oferecermos o melhor para a formação dos nossos estudantes, em relação aos aspectos técnicos, científicos e humanísticos nas diferentes áreas do conhecimento”, complementa.

Para a Prof.ª Dra. Eveline Ignacio Da Silva Marques, a realização da SECOD é importante pois se torna um momento de estudos e reflexões para os docentes, visando uma análise geral das ações ao decorrer do semestre que se inicia. “Quando dizemos ações, estamos nos referindo tanto às ações relacionadas ao curso como um todo - como eventos, viagens e visitas técnicas, projetos e cursos de extensão, iniciação científica - e também de ações específicas de cada disciplina, pois esse é o momento de o professor fazer o seu planejamento, elaborar seu cronograma de aulas, definir estratégias, metodologias, avaliações. Além disso, como as atividades da SECOD são sempre coletivas, os professores tem a oportunidade de compartilhar o que fizeram no ano anterior, conhecer as ações dos colegas e juntos pensar em estratégias para o ano, sempre buscando a excelência acadêmica para nossos estudantes”, afirma.

Entre os temas abordados na 48ª SECOD, a Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes ficou responsável pelas palestras “As demandas da comunidade e as práticas extensionistas” e “A Internacionalização da Extensão”, com o objetivo de dialogar com os professores sobre o papel do Ensino Superior na transformação social - além da missão de formar profissionais que farão a diferença na qualidade de vida da sociedade. “Foram apresentadas inúmeras demandas reais da Comunidade de Bauru e região e proporcionado aos docentes oportunidades de reflexão sobre a importância das práticas extensionistas para todos os atores envolvidos: Comunidade-docente-discente”, relata.

O evento atingiu seu objetivo de promover a integração docente e contribuir com a formação continuada, trazendo pautas para discutir o processo de ensino e aprendizagem, segundo a Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi Tavares. “Os docentes sentiram-se acolhidos e participaram ativamente das atividades propostas, tanto nas palestras, bem como nas reuniões de planejamento por área e/ou curso”, finaliza.

Confira a galeria de fotos da 48ª SECOD!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12499-unisagrado-promoveu-a-48-semana-de-estudos-d.html
Tags: UNISAGRADO, SECOD, Corpo Docente, Estudos