Empreendedorismo e inovação: egressos de Gastronomia abrem seu próprio negócio

Fernanda, Felipe e Fernando conseguiram, através do suporte e aprendizado na Graduação, se destacarem na área

O UNISAGRADO, por meio da disciplina de Empreendedorismo e demais disciplinas extensionistas, além dos projetos de Extensão, eventos e parceiras com empresas, promove e fomenta o Empreendedorismo aos estudantes, viabilizando assim, a aplicação da teoria na prática, gerando experiências e oportunidades no mercado. Como reflexo destas ações e do aprendizado adquirido, os egressos do curso de Gastronomia, Felipe Stringuetta Rosa, Fernanda Larissa Lopes Pinheiro Militão e Fernando Resende Esteves conseguiram abrir seu próprio negócio.

Felipe Stringuetta Rosa, proprietário da empresa “Chefê” voltada para a produção de molhos de pimenta, churrasco e conservas, relata que sempre teve a ideia de ter seu próprio estabelecimento, e que dentro do curso teve a oportunidade de se aprimorar e crescer como profissional, contando com o apoio dos docentes até mesmo para desenvolver seus produtos alimentícios. “Resolvi iniciar o projeto, tentando sair do comum e trazendo ideias diferentes. Sempre que tinha uma ideia levava para os professores, levei produtos para experimentarem e me darem feedbacks, além de tirar todas as dúvidas que tinha”, afirma.

Ele conta que já havia despertado a sua vontade de ser empreendedor durante a sua primeira Graduação em Publicidade e Propaganda no UNISAGRADO, e o curso de Gastronomia confirmou seu desejo. “Sem a faculdade não teria tido nem base de como começar, cada curso que fiz me ajudou de sua maneira e com certeza cada um complementou o outro. A prática na cozinha nós da muita confiança em como trabalhar e a teoria nos faz ser diferentes e saber muito mais a fundo o que e cozinhar”, diz Felipe.

Fernanda Larissa Lopes Pinheiro Militão, proprietária da “Adoçarte Doceria”, conta que a Graduação foi de extrema importância para que seu negócio obtivesse o êxito - através, principalmente, das disciplinas de Empreendedorismo e Marketing. “Quando nós começamos a empreender sozinhos, vamos fazendo o nosso melhor, mas às vezes falta o olhar empreendedor que as disciplinas nos dão, mostrando técnicas e caminhos a serem seguidos. Essas matérias trazem um olhar profissional necessárias para o crescimento do empreendedor, mostrando desde como encontrar o nosso cliente ideal, até como lidar com ele. Muitas vezes são situações que parecem comuns, mas que devem ser executadas com cuidado e profissionalismo” complementa.

Ela relata que o UNISAGRADO teve papel fundamental em sua vida pessoal e profissional, pois a auxiliou a exercer as ações com excelência por meio do que foi ministrado em aula e também com o apoio dos docentes, que para ela, são exemplos de empreendedores. “Conviver com pessoas que já vivem no mundo da Gastronomia há mais tempo que eu e que também empreendem, foi muito rico e importante para me mostrar muitos pontos sobre como é ser empreendedora e todos os seus desafios. Os docentes sempre compartilharam suas vivências, me trazendo, várias vezes, conforto para ideias que eu tinha das quais eles já tinham experiência e outras vezes me instigando a querer fazer algo diferente e servindo como inspiração mostrando o quanto o universo da Gastronomia é imenso e como nós podemos ir longe dentro dele seguindo vários caminhos”, destaca.

Já Fernando Resende Esteves é coproprietário da empresa “QZ Alimentos Artesanais”, e afirma que a ideia para criação de seu negócio surgiu durante a pandemia de Covid-19. O egresso utilizou este período para aprofundar seus estudos na área de ciência e tecnologia de alimentos, cuja base lhe tinha sido apresentada pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Richtier Gonçalves. Ele conta que se apaixonou pela área e junto de um colega de turma, João Paulo Imbriani, iniciou sua caminhada empreendedora. “Todas as disciplinas lecionadas no curso fizeram toda a diferença para a criação do negócio, em especial as matérias de Planejamento de Cardápio, Empreendedorismo, Marketing e Contabilidade. O curso é muito completo tanto na parte prática, quanto na parte teórica, e boa parte do conhecimento adicional que busquei fora do curso, sempre a maior parte, já havíamos aprendido em aula”, ressalta.

Ele finaliza destacando a importância do apoio dos docentes em seu desenvolvimento acadêmico, mas também pessoal,  além de evidenciar também a estrutura que a instituição possui. “O UNISAGRADO é, e sempre será muito importante na minha vida, pois foi onde me encontrei academicamente e profissionalmente, o curso, além das aulas, está sempre oferecendo workshops especializados, visitas técnicas e uma ótima estrutura física para o melhor aprendizado!”.

Empreendedorismo e oportunidades

O coordenador do curso de Gastronomia, Prof. Dr. Richtier Gonçalves, afirma que os estudantes recebem todo o apoio e suporte para que tenham a experiência de entrar no mundo do Empreendedorismo. “Além das disciplinas que estão ligadas diretamente como Empreendedorismo, como Marketing e Contabilidade os estudantes são colocados em situações através de trabalhos e exercícios que estimulam a forma de pensar como empreendedores no decorrer do curso”.

O docente também reforça a importância dos estudantes terem o contato com essas disciplinas durante a Graduação. “Elas servem de estímulo para os estudantes que estão ingressando, mas também como campo de trabalho para os formandos, inclusive entre os próprios colegas,  pois é um meio em que a network se consolida fortemente”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12487-empreendedorismo-e-inovacao-egressos-de-gast.html
Tags: UNISAGRADO, Gastronomia, Empreendedorismo, Egressos