Organizado em parceria com a Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro, o material é voltado para as práticas docentes visando a inclusão
A docente do curso de Pedagogia do UNISAGRADO, Profª. Dra. Ketilin Mayra Pedro em parceria com a Prof.ª Ma. Clarissa Maria Marques Odega organizaram e publicaram o livro “Educação especial: do pensar ao fazer”, abordando a temática da Educação Especial, o estudante público-alvo da Educação Inclusiva e as práticas docentes na área. O livro conta com nove capítulos de pesquisadores especialistas no assunto, incluindo um capítulo das organizadoras. Confira o e-book na íntegra clicando aqui!
A motivação para a organização do material, de acordo com a docente do UNISAGRADO, está relacionada à falta de produções acadêmicas que enfoquem mais a prática do professor em sala de aula, no que se refere à Educação Especial. “Embora esta temática possa ser considerada como um tema frequente nas instituições de ensino e cursos de formação de professores, os dados de pesquisa revelam que a inclusão e o atendimento das necessidades educacionais de estudantes público-alvo da Educação Especial ainda não acontecem de modo satisfatório, assim acreditamos que discutir sobre planejamento e práticas pedagógicas para esse público seja algo de extrema importância para uma educação de qualidade”, conta a Profª. Dra. Ketilin Mayra.
O livro traz estudos diretamente ligados as práticas pedagógicas para os docentes que atuam com este público nas escolas. “A Educação Especial é uma modalidade de ensino que tem por objetivo fornecer serviços e recursos para o atendimento de diferentes especificidades (deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação). Enquanto pesquisadoras percebemos que as dificuldades dos professores encontram-se no cotidiano escolar, assim tentamos trazer para o livro relatos de pesquisa que demonstrem possibilidades de aplicação em sala de aula”, afirma a Profª. Dra. Ketilin Mayra.
A docente finaliza ressaltando que a publicação do e-book permite o debate acerca da inclusão e promove o conhecimento científico de forma democrática. “Embora a nossa legislação garanta a inclusão destes estudantes em sala de aula, sabemos que essa inclusão ainda não é efetiva, visto que a comunidade escolar ainda encontra dificuldades para adaptar conteúdos, práticas e recursos para essa população. Tivemos muitos avanços nas últimas décadas, mas ainda temos muito a conquistar na área, esperamos que o nosso livro possa contribuir de alguma forma para estes avanços. Nosso objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico, por meio de um e-book gratuito, e também propiciar aos professores da educação básica, pesquisadores e demais interessados acesso a pesquisas desenvolvidas em nível de especialização, mestrado e doutorado”, pontua.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.