Mestrado em Sociologia com foco na Imigração Sírio-Libanesa em Bariri

Egresso de História, Miguel Martinez irá aprofundar os estudos no programa de pós-graduação da UFSCAR

O egresso do curso de História, Miguel Brandão Martinez, foi aprovado no programa de Mestrado em Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a temática de pesquisa sobre a Imigração Sírio-Libanesa em Bariri, sua cidade natal.

Ele relata que para o desenvolvimento de seu projeto irá analisar diferentes fontes, documentos religiosos, dados estatísticos sobre a imigração no estado de São Paulo e entrevistas com os descendentes dos imigrantes que ainda vivem na cidade. “Elaborei duas hipóteses. A primeira é de que houve uma rede migratória entre Bariri e Hasbaya, numa espécie de recomposição familiar, em que primeiro vinha um integrante da família e se estabilizava na cidade e, posteriormente, auxiliava na vinda dos outros familiares. E a segunda hipótese é de que a Sociedade Beneficente Síria financiou a construção de uma igreja ortodoxa para reforçar o conceito de capital social, elaborado por Robert Putnam. Terei como orientador o Prof. Dr. Oswaldo Mario Serra Truzzi, referência internacional nos estudos de sociologia histórica e imigrações”, afirma.

Martinez conta como surgiu a ideia de abordar a temática de sua pesquisa. “Participei como bolsista do PIBID e da Residência Pedagógica, e em ambos os programas a temática era voltada para a história local e regional. Apesar de ter feito uma iniciação científica sobre religiosidade popular dentro de um recorte local, que foi a cidade de Viçosa, em Alagoas, tendo como orientador o Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Júnior, e como coorientadora a Prof.ª Dra. Flávia Santos Arielo, o interesse em pesquisar sobre Bariri foi despertado pelas diversas conversas que tive com o Prof. Me. Fábio Paride Pallotta, extremamente engajado em pesquisas regionais e que se tornou uma inspiração para mim. Além dele, também contei com o apoio e motivação da Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa e do Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes”.

Para o mestrado, as expectativas e metas do egresso estão diretamente ligadas ao ensino. “Me sinto motivado, sei que será uma longa caminhada, mas acredito que o final será frutífero. Penso em continuar conciliando a vida de pesquisador com a de educador, pois a sala de aula faz parte de quem eu sou. Espero concluir o mestrado e futuramente ingressar no doutorado. Mas, estou aberto às possibilidades que a vida me proporcionar."

Miguel Martinez finaliza destacando que o UNISAGRADO proporcionou todas as ferramentas necessárias para que alcançasse o seu objetivo. “Tenho um sentimento de eterna gratidão a todos professores, colegas de turma e funcionários. Espero poder reencontrá-los futuramente.”

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12472-mestrado-em-sociologia-com-foco-na-imigracao.html
Tags: UNISAGRADO, Mestrado, História, Egresso