Egressos do curso de História são aprovados em programas de Mestrado

Márcio, Pedro e Victor conquistaram as vagas em universidades estaduais e federal

Os egressos do curso de História do UNISAGRADO, Márcio Lucas Moreira Rodrigues, Pedro Ernesto Miranda Rampazo e Victor Fernando Gouvêa Cardoso foram aprovados em programas de Mestrado, respectivamente, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Márcio Lucas Moreira Rodrigues irá ingressar no programa de Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia da UNESP de Bauru, tendo como base de pesquisa o estudo das mídias digitais como facilitador no processo de ensino e aprendizagem em História. Segundo ele, a ideia do tema surgiu durante o período pandêmico em que foi necessário buscar por novas abordagens de ensino, principalmente as que utilizavam recursos digitais. O egresso conta que o sentimento de poder fazer a diferença no ensino tem o inspirado para seguir com os estudos além do Mestrado. “Falar sobre educação, método científico e razão sempre foi um tema importante e poder contribuir, mesmo que de maneira singela, me deixa muito animado. Pretendo seguir com o doutorado após o Mestrado, ser um professor melhor para os meus estudantes e se possível, ajudar outros professores com estratégias e ferramentas de ensino digitais”.

Já Pedro Ernesto Miranda Rampazo entrou para o programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UNICAMP, e afirma que conquistou sua vaga a partir de uma avaliação objetiva e discursiva, e que o projeto e o orientador serão definidos após o início do programa, em março.

Victor Fernando Gouvêa Cardoso foi aprovado no programa de Mestrado em História da UFRRJ com a pesquisa “Relações de Poder, Linguagem e História Intelectual”. Ele destaca que a ideia de abordar a temática surgiu em um debate em sala de aula com o coordenador do curso, Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes. “A temática do meu projeto está inserida no campo da História da historiografia brasileira. Meu objetivo principal é analisar o uso das ideias do filósofo Michel Foucault, na tese de doutorado da historiadora Margareth Rago na década de 1990”. Ele relata a sua alegria em iniciar o Mestrado, por se tratar da realização de um sonho acadêmico. “Minha meta é fazer uma dissertação de Mestrado que possa contribuir para a disciplina histórica e que assim eu esteja preparado para o próximo passo, ingressar no doutorado”.

Incentivo à pesquisa e apoio dos docentes

Márcio Rodrigues ressalta que os docentes da instituição foram de grande importância em sua caminhada até a conquista do Mestrado. “Sempre nos incentivaram a fazer pesquisas, apresentar trabalhos e pensar um pouco além da sala de aula. Isso foi fundamental para enriquecer meu currículo Lattes, fator que foi primordial para minha aprovação no programa de Mestrado”, afirma.

Pedro Rampazzo também relata que o apoio dos docentes foi essencial para sua conquista acadêmica. “Sem dúvidas o apoio, o incentivo, os projetos de pesquisa e extensão e toda base acadêmica proporcionada pelos docentes do UNISAGRADO e pela instituição, foram fundamentais para minha decisão e aprovação”. Ele conta que o incentivo a pesquisa o inspirou a buscar a pós-graduação. “Sempre fomos incentivados pelos docentes e pela coordenação a pesquisar, mesmo em um curso de Licenciatura, o que nos levou a enxergar a pós-graduação, neste caso o Mestrado, como um caminho para a continuidade no aperfeiçoamento, continuidade das pesquisas, além de novas possibilidades profissionais. É o que busco neste momento, engrandecer o meu trabalho e colaborar com a academia através de pesquisas”.

Victor Cardoso finaliza contando sobre o apoio do UNISAGRADO para a sua evolução acadêmica, em especial, através do contato com a Iniciação Científica. “O apoio do corpo docente foi fundamental pois sempre incentivaram a pesquisa e sua importância para o desenvolvimento da disciplina histórica. O UNISAGRADO me possibilitou o primeiro contato com a experiência acadêmica através da iniciação científica, passo fundamental para quem quer ingressar no mundo acadêmico. Mas a principal contribuição foi à experiência única que tive com o corpo docente do curso de história. Professores extremamente qualificados que foram fundamentais para minha formação como profissional. Gostaria de aproveitar o momento e agradecer em especial ao Prof. Me. Fábio Pallotta, Profª Dra. Lourdes Feitosa, Profª Dra. Flávia Arielo e ao Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, pois eles fazem parte dessa conquista e na transformação da minha vida”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12471-egressos-do-curso-de-historia-sao-aprovados-.html
Tags: UNISAGRADO, Egressos, História, Mestrado