Aprovações em Mestrado e Doutorado com foco na Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Egressos de Psicologia do UNISAGRADO conquistam vaga na UNESP

Bettina dos Santos Almeida, Isadora Braga e Marcelo Sanches Fracalossi são egressos do curso de Psicologia UNISAGRADO que alcançaram mais uma etapa de sucesso em sua trajetória acadêmica: foram aprovados no programa Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Bettina Almeida e Isadora Braga conquistaram a vaga para o Doutorado, e Marcelo Fracalossi para o Mestrado.

Bettina dos Santos Almeida descreve qual a temática de seu projeto de estudo que será aprimorado no Doutorado. “Meu projeto será baseado em um programa de intervenção para melhorar qualidade de vida e proporcionar bem estar a cuidadores familiares de pessoas com deficiência”, complementa.

Ela conta como iniciou o desejo de ingressar na área da pesquisa acadêmica e relata como os docentes do UNISAGRADO a auxiliaram a alcançar sua meta. “Avalio que a faculdade me ajudou muito, durante a minha graduação eu participei de projetos de extensão e fiz duas iniciações científicas, após, eu tinha certeza que queria ingressar na área de pesquisa e na vida acadêmica. Meus docentes da época me incentivaram muito a fazer o mestrado, tentei algumas vezes até conseguir. Terminei o mestrado em 2020 e meus docentes os quais ainda mantenho contato, continuaram a me incentivar a prestar o Doutorado”, afirma a egressa.

Já Isadora Braga conta que a sua orientadora a auxiliou no desenvolvimento de pesquisas na área neuropsicológica, desenvolvimento humano e memória. A egressa afirma que através do UNISAGRADO, pôde se aprofundar na pesquisa acadêmica. “Eu tive a oportunidade de desenvolver a minha primeira pesquisa acadêmica, a Iniciação científica, que me auxiliou muito em conseguir entender melhor as questões basais de uma pesquisa como também enriquecer o meu currículo”.

A egressa reforça também que o apoio dos docentes é fundamental durante o período de graduação. “Quando entramos na graduação, são eles quem nos recepcionam e quem nos apresenta esse novo universo de ensino e por ter tido contato com professores tão bem preparados, pude construir bons modelos para a minha trajetória, e tive o incentivo e os direcionamentos necessários para a área”, afirma.

Marcelo Sanches Fracalossi também comenta sobre a temática de seu projeto de pesquisa, que abordará a área Psicológica e Neuropsicológica. “A área de concentração do mestrado é psicologia do desenvolvimento e aprendizagem: comportamento e saúde. Pretendo estudar as habilidades sociais e sua correlação com as funções executivas em adultos. As habilidades sociais são fundamentais para o desenvolvimento humano e está relacionada à saúde e bem estar dos indivíduos”.

Ele concorda que o apoio dos docentes e da instituição foi determinante para seu sucesso acadêmico. “O UNISAGRADO, contribuiu de forma efetiva na minha formação como psicólogo, mediante uma excelente infraestrutura acadêmica, corpo docente altamente qualificado e com a construção de uma visão pluralista e científica”, complementa o egresso.

Metas e expectativas

Bettina dos Santos Almeida descreve estar animada para mais essa etapa de sua vida, ressaltando que serão anos de construção e desenvolvimento de seu estudo. Ela finaliza deixando uma mensagem para os graduandos que sonham em trilhar o mesmo caminho.  “Sempre persistam, aproveitem seus docentes, eles poderão ajuda-los não só durante a graduação, mas na sua vida após isso. Não sabe se gosta de pesquisa? Tente uma iniciação científica, ela é o começo de tudo”.

Já Isabela Braga conta que durante o Doutorado sua principal meta é desenvolver conteúdos acadêmicos úteis para a sociedade e para a comunidade científica. Ela também deixa uma mensagem de apoio e incentivo para os graduandos. “Desde o primeiro semestre já podemos escolher como iremos direcionar o nosso futuro profissional. Conheça e aproveite todas as oportunidades que a instituição oferece! Converse com os docentes que vivenciaram essa prática acadêmica e se envolva em grupos de pesquisa e iniciações científicas para compreender se essa área profissional faz sentido para você” finaliza.

Marcelo Sanches Fracalossi finaliza também com uma mensagem de apoio aos estudantes que desejam ingressar no programa de Mestrado após a graduação. “Invista em seu aprimoramento pessoal e profissional. A caminhada é longa, mas necessária para o nosso desenvolvimento. O mestrado é uma conquista que traz consigo uma nova possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12456-aprovacoes-em-mestrado-e-doutorado-com-foco-.html
Tags: UNISAGRADO, Psicologia, Egressos, Mestrado, Doutorado