Trajetória de sucesso: natural da Angola, egressa do UNISAGRADO está cursando Doutorado

Alda Renata dos Santos deixou o seu país em busca do sucesso acadêmico e profissional

Alda Renata dos Santos Martinho Capelo é egressa do curso de Engenharia Civil do UNISAGRADO, mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela USP/FZEA e, atualmente, cursando Doutorado pela mesma instituição. No início de sua vida acadêmica, Alda deixou seu país natal, Angola, na África, para cursar a Graduação no Brasil, buscando atingir o sucesso acadêmico e profissional que almejava. A pesquisadora tinha ainda o sonho de, após concluir a Graduação, ingressar no Mestrado, e, posteriormente, no Doutorado.

A oportunidade de iniciar os estudos no ensino superior surgiu após o término do ensino médio, quando participou de um processo de seleção para uma bolsa de estudo no Brasil. Alda iniciou os estudos em Engenharia Civil por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Por conta da estrutura e por ser uma instituição de excelência e destaque no ensino, ela optou pelo UNISAGRADO.

A Comunicação do UNISAGRADO conversou com a egressa sobre sua trajetória de sucesso. Confira como foi o bate-papo:

UNISAGRADO: Como foi sua vinda ao Brasil e a decisão por escolher o UNISAGRADO?

Alda: Quando se é adolescente os sonhos são altos e isso é muito bom...é o período em que nos posicionamos literalmente para aquilo que pensamos, ou desejamos ser no futuro. Quando adolescente sonhava em ser uma mulher de sucesso em todas as áreas da vida, sobretudo no quesito acadêmico e profissional - e desde aquele momento passei a prestar atenção as pequenas oportunidades que surgiam. Sonhava em ter uma Graduação e quem sabe chegar até o Doutorado. Após o término do ensino médio na Angola, dentre várias situações e realidades, surgiu a oportunidade de participar de um processo de seleção para uma bolsa de estudo no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo. Sem hesitação lancei-me nesta aventura pois, vi nela uma excelente oportunidade de dar início aos primeiros passos para a concretização de sonhos traçados. Por meio de algumas pesquisas institucionais e indicações de amigos o UNISAGRADO, foi apontado como uma das instituições de referência e destaque no ensino, desde sua estrutura à seu corpo docente, assim não tive dúvidas na escolha.

UNISAGRADO: Quais foram as maiores dificuldades e os êxitos encontrados no decorrer de sua trajetória acadêmica?

Alda: As dificuldades foram inúmeras, ao projetarmos a vida, tendemos a visualiza-la de forma retilínea e não incluímos as dificuldades que certamente aparecerão ao longo da jornada, o que é próprio da natureza humana. Dentre as maiores dificuldades sem sombra de dúvidas, incluiu o abrir mão do conforto familiar, pois minha família ficaria na cidade de Luanda, a ausência de grandes amigos e claro, o contato inicial com a diferença cultual. Os maiores êxitos com certeza, foi ter conquistado o título de Engenheira Civil e Mestre em Ciências, o que evidenciou que sonhos são possíveis de serem alcançados, além de todo o aprendizado como pessoa inserida em uma sociedade. Tenho sempre o costume de dizer que se soubermos aproveitar muito bem o percurso de formação acadêmica, somos moldados também como ser humano dentro de uma sociedade, produz em nós inúmeros frutos e, é realmente o que dá sentido.

UNISAGRADO: Qual a contribuição do UNISAGRADO em sua trajetória?

Alda: O curso de Engenharia Civil do UNISAGRADO, auxiliou-me no crescimento acadêmico, deu-me as bases necessárias para o ingresso no universo de pesquisa cientifica. Os cinco anos de Graduação foram essenciais, pois deixaram claro e evidente o que realmente desejava, que era seguir a carreira científica. Posso dizer que foi o primeiro grau tão necessário, no qual os primeiros conceitos sobre pesquisa passaram a ser ministrados. E ter sido aceita no processo seletivo de Doutorado e estar a cursar o mesmo, é algo muito significativo para mim, é uma grande honra, traz o sentimento de que todo o esforço e dedicação vale a pena, e que Deus realiza sonhos literalmente.

UNISAGRADO: Se você tivesse que dar alguma dica para quem quer ingressar na carreira acadêmica, qual seria?

Alda: Persistência, foco, determinação, disciplina e resiliência, porque as dificuldades e desafios acompanham-nos o tempo todo. Não desistir na primeira porta fechada e muito menos no primeiro não recebido. Quando acontecerem essas situações, tenham-nas como ferramentas a vosso favor, como um trampolim que projeta para um salto maior. Confiem nas capacidades, habilidades e no potencial que Deus colocou em vocês. É importantíssimo saber que ninguém caminha só, e que são os pequenos passos, as pequenas atitudes capazes de transformar, materializar, aquilo que são os nossos sonhos, projetos e ideais de vida.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12435-trajetoria-de-sucesso-natural-da-angola-egre.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharia Civil, Egressa, Internacional